Dores no joelho? Não deixe nada atrapalhar suas atividades

08/04/2016 17h05
08/04/2016 17h05
Dores no joelho? Não deixe nada atrapalhar suas atividades
Dores no joelho são muito frequentes, por ser uma região bastante vulnerável a traumas diretos e indiretos, seja por quedas, fraturas em atividades esportivas, envelhecimento, ou até mesmo quando os músculos da perna e do quadril estão fracos e acabam sobrecarregando o joelho, o que pode levar a sintomas de dor, mobilidade prejudicada, fadiga, inchaço, rigidez e fraqueza muscular. Em alguns casos, a intensidade da dor pode levar ao “bloqueio articular” ou “crepitos”. Nesses casos, a atenção deve ser ainda maior.

O joelho dá sinais quando está com problemas. Por isso, fique alerta se sentir dor no joelho à noite, mesmo sem peso, se sentir estalos com dor, se não conseguir esticar o joelho, se ele ficar inchado e com vermelhidão.

Quando diagnosticado problemas no joelho, muitas pessoas acham que a primeira opção é a cirurgia, mas na maioria dos casos, com a fisioterapia direcionada é possível se recuperar sem ter que operar. Em outros casos, os tratamentos e exercícios de fortalecimento não conseguem reverter às lesões, mas podem aliviar as dores, e com o tempo, a tendência é que a dor diminua e as crises se tornem menos frequentes.

Algumas medidas para evitar lesões nos joelhos e mantê-los saudáveis são:

• A prática regular de atividades físicas: o controle do próprio peso ajuda a evitar impactos sobre o joelho; além disso, os músculos anteriores e posteriores da coxa se tornam mais fortes, o que tende a ajudar no alívio de dores e na prevenção de lesões;

• Orientação profissional: especialmente no caso dos atletas, ou qualquer pessoa que realize exercícios, é bastante comum à ocorrência de lesões no joelho, caracterizada, inicialmente, por uma dor que se instala logo após um treino considerado exagerado e/ou falta de um bom alongamento;

• Atendimento médico: no caso de dores ou outros sintomas nos joelhos, não se automedique. Procure a avaliação de um especialista, para que este possa diagnosticar o problema e direcionar o tratamento mais adequado e eficaz.



Em Arapiraca, a clínica Solution Center é especializada no tratamento de joelhos, através da fisioterapia motora, que utiliza uma estrutura ampla, com equipamentos de última geração. O Dr. Jimme Costa (CREDITO 123598F) vem alcançado excelentes resultados, a exemplo do atacante Reynaldo do Garabag, do Azerbaijão, que realizou um tratamento para uma meniscectomia parcial do joelho e recuperação de uma cirurgia de reparo para corrigir um desgaste na cartilagem do mesmo joelho; através de um trabalho de reabilitação e condicionamento físico, por um período de 30 dias, quando pode retornar as atividades no clube, fazendo gol no primeiro jogo após a volta.

Outro tratamento com bons resultados foi o do meio campista Danilo Bahia, que sofreu uma lesão no joelho de estiramento do ligamento patelar e do LCA (ligamento cruzado anterior), iniciou o tratamento no Solution Center, onde realizou um trabalho próprioceptivo e de fortalecimento muscular, por um período de 15 dias, quando pode retornar às suas atividades normais.

Além destes casos, o Dr. Jimme Costa também fala com orgulho do paciente Van Clebson, que vem sendo acompanhado há 4 meses - desde o pós-cirúrgico (para reconstituição de LCA), com um trabalho direcionado para a diminuição dos sinais flogisticos com eletroterapia e ganho de amplitude de movimento, fortalecimento e trabalho proprioceptivo; até hoje, com orientação no processo de transição da fisioterapia para o fortalecimento na academia.

Se você tem dúvidas ou deseja maiores informações a respeito do diagnóstico ou tratamento dos Joelhos, poderá manter contato com o Centro de Soluções Clínicas – Solution Center, de segunda a sexta, das 7h as 19h, pelo telefone (82) 3530.4372.