Dia Mundial da Saúde: 'Dê um passo: Vença o Diabetes'

07/04/2016 07h07
07/04/2016 07h07
Dia Mundial da Saúde: 'Dê um passo: Vença o Diabetes'
O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente no dia 07 de abril e o principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que represente uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) e este ano o tema escolhido foi Diabetes – “Dê um passo: Vença o Diabetes”.

Segundo a OMS, o número de pessoas com diabetes quase quadruplicou desde 1980 e a estimava é que em 2030, seja a 7ª causa principal de morte no mundo. As causas são complexas, mas o número de indivíduos diabéticos está aumentando em virtude do crescimento e do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da crescente prevalência de obesidade e sedentarismo.

Diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou quando o corpo não consegue usar de forma eficaz a insulina produzida. A insulina, é um hormônio que regula o açúcar no sangue, se ela não puder entrar nas células, o açúcar se acumula a níveis prejudiciais no sangue.

Existem dois tipos principais de diabetes: o Tipo 1, que está presente em 5 a 10% dos casos, é o resultado da destruição de células beta-pancreáticas com consequente deficiência de insulina; e Tipo 2, que está presente em 90% a 95% dos casos e caracteriza-se por defeitos na ação e secreção da insulina.

Embora o aparecimento do diabetes Tipo 1 não seja evitável, o diabetes tipo 2 pode ser retardado ou prevenido, por meio de modificações do estilo de vida, que incluem dieta e atividade física.

Quando não tratado o diabetes, a longo prazo, a glicemia elevada no sangue pode comprometer seriamente todos os órgãos principais do corpo, causando por exemplo, problemas cardíacos, insuficiência renal, cegueira, impotências e infecções que podem levar a amputações.

A ciência tem evidenciado que a terapia nutricional é fundamental na prevenção, tratamento e gerenciamento do diabetes. A terapia nutricional tem como objetivo o bom estado nutricional, saúde fisiológica e qualidade de vida do indivíduo, bem como prevenir e tratar complicações a curto e em logo prazo e comorbidades associadas.

As estratégias nutricionais incluem redução energética e de gorduras, ingestão de fibras, mediante oferta de grãos integrais, leguminosas, hortaliças e frutas e limitar a ingestão de bebidas açucaradas.

Diante dessas evidencias vamos dar um passo e vencer o diabetes com o auxílio da alimentação?! Segue algumas dicas nutricionais:

• Alimenta-se a cada 3 horas (sendo 3 refeições principais e 2 ou 3 lanches);
• Consuma leite e seus derivados desnatados;
• Consuma alimentos integrais: aveia, linhaça, pão integral, biscoito integral, chia, etc.; - por serem ricas em fibras, favorecendo a absorção gradativa desse nutriente e evitando picos de açúcar no sangue. Além disso, cereais integrais são fontes de vitaminas do complexo B, importantes para o desempenho cognitivo e bem-estar geral;
• Consuma alimentos diet, zero açúcar com moderação – observar as calorias, alguns alimentos diet são hipercalóricos;
• Consuma carnes magras, frango sem pele, peixes – assados ou grelhados ou cozidos;
• Consuma alimentos de baixo índice glicêmico - é um indicador de velocidade com que o açúcar dos alimentos alcança a corrente sanguínea. Exemplos de alimentos de baixo e médio índice glicêmico – pera, maça, pêssego, ameixa, batata doce, inhame, macaxeira;
• Tenha uma boa hidratação;
• Opte por adoçantes a base de Estevia, Taumatina e Xylitol. Esses adoçantes mostraram-se seguros, quando consumidos pelo público em geral, quando a ingestão diária aceitável (IDA) é respeitada;
• Pratique exercícios físicos;
• Evite alimentos industrializados, alimentos fontes de carboidratos refinados (bolo de trigo comum, coxinha, pastel, pão branco, etc.), frituras, alimentos gordurosos;

Contudo é necessário um plano alimentar individualizado, elaborado por nutricionista, para que seja levado em consideração as condições clinicas e necessidades nutricionais de cada indivíduo.


: MaryBarrosNutri                  :@marybarrosnutri

e-mail: [email protected]


Fonte:
DIRETRIZES SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes – 2014-2015.

OMS – Organização Mundial da Saúde. Disponível em: <http://www.who.int/campaigns/world-health-day/2016/event/en/>. Acesso em: 06abr2016.