Alimentação na Páscoa

24/03/2016 15h03
24/03/2016 15h03
Alimentação na Páscoa
A semana santa chegou. Nesse período, uma boa parte das pessoas não consome carnes vermelhas, substituindo-as por peixes e frutos do mar. Além disso, há também um alto consumo de chocolates que, para quem está “brigando” com a balança, é um grande vilão por ser muito calórico (em média, 100g de chocolate ao leite possui 540 kcal).

Entretanto, essa é uma boa oportunidade para fazermos um bom uso dos citados alimentos.

Alguns peixes contêm ômega 3 (ex.: sardinha, salmão, atum e bacalhau), que é um potente anti-inflamatório, está relacionado à melhora dos níveis do colesterol HDL e diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Ou seja, dê preferência a esses peixes.

Quanto aos chocolates, o cacau que neles encontramos, principalmente nos amargos, possui catequinas e polifenóis que são excelentes antioxidantes, triptofano e magnésio que estimulam diretamente na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade), e teobromina que é um fitoquímico que age como estimulante, assim como a cafeína, e em quantidades moderadas, aumenta a concentração.

Deve-se evitar, contudo, os chocolates brancos, pois são compostos praticamente por manteiga de cacau e gordura hidrogenada. A manteiga de cacau possui em sua composição muitos ácidos graxos saturados e este tipo de gordura está relacionado com o aumento dos riscos para doenças cardiovasculares. Já a gordura hidrogenada é derivada da gordura trans, e está associada com elevação do colesterol LDL aumentando o risco também de doenças cardíacas, câncer e diabetes.

E como passar esta época sem ganhar peso?

Nas preparações dos peixes e frutos do mar opte por versões cozidas, assadas ou grelhadas. Evite acrescentar molhos brancos, creme de leite e leite de coco. Se isso for indispensável, faça uma versão mais light, utilizando leite desnatado, creme de leite e leite de coco light.

Inicie as refeições consumindo bastante saladas e legumes cozidos, pois contém baixa quantidade de calorias e são ricos em fibras, vitaminas e minerais. As fibras dão maior sensação de saciedade e, consequentemente, você diminui a quantidade dos demais alimentos que irão ser consumidos posteriormente. Tempere as saladas com limão, orégano, azeite de oliva extra virgem, isso contribuirá para conferir mais sabor.

Evite consumir um pouco de tudo que estiver a mesa. Escolha no máximo 4 opções que você mais gostar e consuma em pequenas porções, mastigando sempre devagar para uma maior saciedade e boa digestão.

Também, opte por consumir líquidos, no mínimo, 40 minutos após as refeições;

Nas sobremesas, prefira frutas desidratadas (ex.: banana passa, uva passa e damasco seco), frutas da época em porções pequenas e frutas cozidas com um pouco de canela em pó. Mas, se não resistir ao chocolate, escolha versões com mais de 70% de cacau.

Ganhou vários chocolates?! Divida com seus familiares. Se a tentação de comê-los sozinho for grande, não o faça de uma vez. Quebre todo o ovo de pascoa, por exemplo, e o guarde em pequenas porções, consumindo, no máximo, o equivalente a 3 quadradinhos ao dia.



Por fim, inicie e/ou mantenha a prática dos exercícios físicos para queimar algumas calorias e melhorar a qualidade de vida.

Algumas receitas você pode conferir no meu Instagram e Facebook - Marylânia Barros.

Maiores informações através do e-mail: [email protected] ou (82) 99955-4862