Fonoaudiologia e AUTISMO
A cada 100 pessoas, pelo menos uma é portadora de Autismo. Os sintomas começam a se instalar nos três primeiros anos de vida, mas nem sempre são notados pelos pais, o que prejudica o tratamento.
O Autismo é considerado um distúrbio global do desenvolvimento onde ainda não existe respostas conclusivas para sua causa ou origem.
Para a organização Mundial de Saúde (CID10, 1992) o autismo é classificado como uma "desordem abrangente do desenvolvimento, definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometimento que se manifesta antes da idade de três anos e pelo tipo de funcionamento caracterizado por déficits qualitativos na interação social recíproca e nos padrões de comunicação e por repertórios de atividades e interesses restritos, repetitivos e estereotipados" (APARJ, 1998).
A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.
Os problemas de comunicação das crianças autistas podem ter uma grande variação e podem depender do desenvolvimento social e intelectual do indivíduo. Alguns podem ser completamente incapazes de falar enquanto outros tem um vocabulário bem desenvolvido e podem falar sobre uma série de tópicos do seu interesse. Até poucos anos atrás a atuação fonoaudiológica com indivíduos autistas eram feitas com a perspectiva de que esse trabalho envolveria exclusivamente o treino da fala.
Contudo, foram surgindo estudos abordando as dificuldades com o uso funcional da linguagem que propiciaram um ponto de partida para uma melhor forma de atuação profissional.
A Intervenção precoce e continuada do fonoaudiólogo nos Distúrbios do Desenvolvimento, é fundamental para que o quadro clínico apresentado pelos indivíduos portadores do Transtorno Autista evolua satisfatoriamente, no que tange à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando-o para compreender, realizar demandas e agir sobre o ambiente que cerca.
ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
• Aproveitem os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas, falando de igual para igual;
• Pronuncie corretamente as palavras, usando boa articulação e entonação, sem usar o diminutivo;
• Desenvolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e motivadora, sem infantilizar a sua fala;
• Valorize o contato com seu filho: o toque, o olhar é essencial;
• Você pode aproveitar as situações do dia-a-dia para estimulá-lo, como a hora do banho, da alimentação, no vestir, ao assistir TV, no brincar, passeio, para dizer o nome e as funções dos brinquedos, objetos, partes do corpo, alimentos... Aumentando assim o vocabulário de seu filho (a);
• Sente para brincar e simbolizar mostrando a função de cada brinquedo ou objeto;
• Não se esqueça: a criança aprende através de suas experiências e o papel dos adultos é proporcioná-las;
• Toda criança em desenvolvimento de linguagem (fala) necessita de outras pessoas ao seu lado que já saibam falar e que lhe servirão de modelos;
• Não pegue nenhum objeto sem "tentar" fazer com que seu filho (a) fale o nome (mesmo que fale de forma incorreta) do que deseja. Ele deve sentir a necessidade de falar;
• Devolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e em forma de frases: Ex.: A criança pedindo água: /ága/ - Você está com sede? Você quer água?;
• Dê oportunidade para a criança manifestar seus desejos, interesses e necessidades;
• O melhor jeito de conversar com o seu filho (a) é de frente, face a face;
• Dê pequenas ordens para o seu filho (a) cumprir; Ex.: - Jogue beijo para o papai; - Pegue a bola; Explore os órgãos usados para a fala (língua, lábios, bochechas); Ex.: Vibrar os lábios, jogar beijos, encher as bochechas de ar, etc. - Imitar sons do ambiente e da vida diária; Ex.: - Au au (cachorro); - Miau (gato); - Trrrim (telefone); - Toc-toc (batida de porta);
• Brinque com objetos que produzam sons estimulando a audição de seu filho (a); Ex.: Tampa de panela, caixinha com feijões, brinquedos e etc...
O QUE DEVE SER EVITADO
- Tomar sistematicamente a iniciativa da comunicação;
- Ficar testando a capacidade das crianças com ordens e perguntas;
- Ficar dirigindo a ação da criança, dizendo como deve agir ou proceder;
- Ficar falando no lugar da criança;
- Falar em excesso sem dar tempo para a criança responder ao tomar a iniciativa.
Se você tem dúvidas ou deseja maiores informações a respeito do diagnóstico ou tratamento do Autismo, poderá manter contato com o Centro de Soluções Clínicas – Solution Center, de segunda a sexta, das 7h as 19h, pelo telefone (82) 3530.4372.
O Autismo é considerado um distúrbio global do desenvolvimento onde ainda não existe respostas conclusivas para sua causa ou origem.
Para a organização Mundial de Saúde (CID10, 1992) o autismo é classificado como uma "desordem abrangente do desenvolvimento, definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometimento que se manifesta antes da idade de três anos e pelo tipo de funcionamento caracterizado por déficits qualitativos na interação social recíproca e nos padrões de comunicação e por repertórios de atividades e interesses restritos, repetitivos e estereotipados" (APARJ, 1998).
A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objetivo de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.
Os problemas de comunicação das crianças autistas podem ter uma grande variação e podem depender do desenvolvimento social e intelectual do indivíduo. Alguns podem ser completamente incapazes de falar enquanto outros tem um vocabulário bem desenvolvido e podem falar sobre uma série de tópicos do seu interesse. Até poucos anos atrás a atuação fonoaudiológica com indivíduos autistas eram feitas com a perspectiva de que esse trabalho envolveria exclusivamente o treino da fala.
Contudo, foram surgindo estudos abordando as dificuldades com o uso funcional da linguagem que propiciaram um ponto de partida para uma melhor forma de atuação profissional.
A Intervenção precoce e continuada do fonoaudiólogo nos Distúrbios do Desenvolvimento, é fundamental para que o quadro clínico apresentado pelos indivíduos portadores do Transtorno Autista evolua satisfatoriamente, no que tange à sua comunicação geral, e em especial, para o desenvolvimento de sua linguagem receptiva e expressiva, oral, gestual e escrita, capacitando-o para compreender, realizar demandas e agir sobre o ambiente que cerca.
ESTRATEGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
• Aproveitem os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas, falando de igual para igual;
• Pronuncie corretamente as palavras, usando boa articulação e entonação, sem usar o diminutivo;
• Desenvolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e motivadora, sem infantilizar a sua fala;
• Valorize o contato com seu filho: o toque, o olhar é essencial;
• Você pode aproveitar as situações do dia-a-dia para estimulá-lo, como a hora do banho, da alimentação, no vestir, ao assistir TV, no brincar, passeio, para dizer o nome e as funções dos brinquedos, objetos, partes do corpo, alimentos... Aumentando assim o vocabulário de seu filho (a);
• Sente para brincar e simbolizar mostrando a função de cada brinquedo ou objeto;
• Não se esqueça: a criança aprende através de suas experiências e o papel dos adultos é proporcioná-las;
• Toda criança em desenvolvimento de linguagem (fala) necessita de outras pessoas ao seu lado que já saibam falar e que lhe servirão de modelos;
• Não pegue nenhum objeto sem "tentar" fazer com que seu filho (a) fale o nome (mesmo que fale de forma incorreta) do que deseja. Ele deve sentir a necessidade de falar;
• Devolva sempre as palavras ditas pelo seu filho de maneira correta e em forma de frases: Ex.: A criança pedindo água: /ága/ - Você está com sede? Você quer água?;
• Dê oportunidade para a criança manifestar seus desejos, interesses e necessidades;
• O melhor jeito de conversar com o seu filho (a) é de frente, face a face;
• Dê pequenas ordens para o seu filho (a) cumprir; Ex.: - Jogue beijo para o papai; - Pegue a bola; Explore os órgãos usados para a fala (língua, lábios, bochechas); Ex.: Vibrar os lábios, jogar beijos, encher as bochechas de ar, etc. - Imitar sons do ambiente e da vida diária; Ex.: - Au au (cachorro); - Miau (gato); - Trrrim (telefone); - Toc-toc (batida de porta);
• Brinque com objetos que produzam sons estimulando a audição de seu filho (a); Ex.: Tampa de panela, caixinha com feijões, brinquedos e etc...
O QUE DEVE SER EVITADO
- Tomar sistematicamente a iniciativa da comunicação;
- Ficar testando a capacidade das crianças com ordens e perguntas;
- Ficar dirigindo a ação da criança, dizendo como deve agir ou proceder;
- Ficar falando no lugar da criança;
- Falar em excesso sem dar tempo para a criança responder ao tomar a iniciativa.
Se você tem dúvidas ou deseja maiores informações a respeito do diagnóstico ou tratamento do Autismo, poderá manter contato com o Centro de Soluções Clínicas – Solution Center, de segunda a sexta, das 7h as 19h, pelo telefone (82) 3530.4372.
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