A musculação contribui para o surgimento ou o aumento de varizes?

14/03/2016 00h12
14/03/2016 00h12
A musculação contribui para o surgimento ou o aumento de varizes?
Foto: Ilustração
Varizes é a denominação popular referindo-se a um tipo de doença vascular periférica (DVP) que se caracteriza por uma insuficiência venosa crônica de membros inferiores.

De uma forma mais simples, varizes são irregularidades que ocorrem nas veias, mais especificamente em suas válvulas de controle de direcionamento do fluxo sanguíneo, que dificultam o retorno do sangue ao coração, fazendo que o sangue se acumule nos vasos, gerando pequenas protuberâncias, com possível ocorrência de rompimento ou necrose do tecido.

A incidência dessa doença acomete principalmente o público feminino, sendo este um dos fatores predominantes para o surgimento e desenvolvimento da mesma.

Todavia, outros fatores isolados ou somados a esse, aumentam a probabilidade de sua ocorrência como citado por Guedes, 2007: fragilidade capilar e debilidade do sistema de válvulas; períodos prolongados de manutenção de posturas estáticas; influências hormonais durante gravidez; abertura da comunicação arteriovenosa; excesso de peso e obesidade; inatividade física e sedentarismo.

Sabe-se ainda que o avanço da idade, bem como a predominância de um estilo de vida inativo, estresse emocional, fumo e alimentação inadequada é acompanhado pelo aumento das doenças cardiovasculares em geral.

Os exercícios físicos quando feitos de forma regular e contínua mostram-se eficientes no combate de vários fatores supracitados, sendo, assim, totalmente favoráveis na prevenção e no tratamento das veias varicosas. Vê-se sua eficiência pelo estímulo ao retorno venoso proporcionado pelo mecanismo de contração do músculo esquelético, ou seja, a contração estimula o retorno do sangue pela circulação adjacente à veia afetada.

Como exemplo tem-se as veias das panturrilhas que, juntamente com os tecidos circundantes, formam uma unidade funcional conhecida como bomba muscular ou coração periférico, atuando na drenagem do sangue venoso durante o exercício. Apesar da escassa quantidade de informações disponíveis sobre a os efeitos da musculação sobre as varizes de membros inferiores, a atividade parece ser bastante favorável em razão do estímulo proporcionado pelas contrações musculares que auxiliam o retorno venoso. Porém, a utilização de cargas próxima das máximas tende a aumentar o componente isométrico e a ocorrência de bloqueio respiratório, o que já não seria interessante para pessoas com varizes.

Conclui-se que a utilização de cargas moderadas para ser a mais eficiente no tratamento, sendo que o aluno/cliente deve sempre ser orientado a respirar continuamente durante a execução do exercício e, preferencialmente, utilizar a respiração passiva (expirar na fase concêntrica e inspirar na fase excêntrica). O aluno/cliente deve ser orientado ainda quanto à postura corporal durante as atividades laborais e do cotidiano, evitando a manutenção de postura durante períodos prolongados. Estas mesmas orientações também devem ser utilizadas durante a execução dos exercícios, variando as posturas em pé, sentado, deitado, etc.

Procure sempre um bom professor de Educação Física para que as prescrições sejam feitas com coerência, com respeito aos princípios básicos do treinamento, objetivando a melhoria de sua saúde e qualidade de vida.
 
Douglas Ayala
Personal Trainer
CREF 002225-G/AL

Especialista em:
Fisiologia e Biomecânica do Exercício
Nutrição e Suplementação Esportiva