Qual é a importância do alongamento?

18/02/2016 23h11
18/02/2016 23h11
Qual é a importância do alongamento?
Durante o meu trabalho no Treinamento Funcional, por muitas vezes os alunos questionam acerca dos alongamentos, alegando que ”já está bom” ou que “ah, não precisa, já estou aquecido”. O que acontece é que muitas pessoas não dão a devida atenção para o alongamento ao dar início e ao finalizar a atividade física, quando na verdade o mesmo se configura fundamental.

Qual é a importância do alongamento?

Antes e depois das atividades físicas é necessário alongar o corpo. O alongamento é um conjunto de exercícios que têm por função devolver aos músculos o seu tamanho natural ou relaxar a musculatura. O alongamento aumenta e mantém a flexibilidade dos músculos, fazendo com que eles fiquem preparados e aquecidos para as próximas atividades. Depois do exercício, eles eliminam as tensões, relaxando os músculos que estavam o tempo todo em movimento. O ideal é fazer duas séries de 20 segundos cada, antes ou após a atividade física.

Para as pessoas que correm, nadam, andam de bicicleta ou outras atividades desgastantes, é muito importante ter o hábito de alongar o corpo no inicio, pois são essas atividades que promovem tensões e inflexibilidade. Além disso, os alongamentos ajudam a evitar lesões, distensões e inflamações.

Qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independente da idade ou condicionamento físico. O que vai variar é a intensidade, uma pessoa sedentária irá começar com exercícios mais leves e, com o tempo, a intensidade vai aumentando gradativamente. Atletas de alto rendimento já conseguem fazer alongamentos mais rigorosos, pois seu corpo está acostumado a isso.

O alongamento é uma atividade simples de ser realizada, pode ser feito em qualquer lugar, qualquer hora e não tem nenhum custo. É importante o auxílio de um profissional para ensinar e ajudar na execução dos exercícios, quando se está começando a alongar. Depois que você já souber passo a passo cada exercício, estes poderão ser realizados em casa mesmo.

Convido a todos para conhecer o Treinamento Funcional ao ar livre Guilherme Matos, que ocorre três dias na semana: segunda, quarta e sexta, na Quadra de areia do Ceci Cunha. Das 17:30hrs às 19:30hrs da noite! Procure sempre um profissional qualificado!

#TreinamentoFuncional
#GuilhermeMatos
#GeraçãoSaúde
#CREF: 002277-G/AL