Treinamento de força e seus benefícios

27/01/2016 16h04
27/01/2016 16h04
Treinamento de força e seus benefícios
Mais popularmente conhecido como musculação, o treinamento de força ou ainda treinamento resistido, consiste em realizar movimentos contra uma determinada resistência graduável e progressiva. Essa resistência pode ser obtida através de pesos livres (halteres, anilhas, barras), máquinas, elásticos.

Com o passar dos anos, pesquisas corroboram os benefícios do treinamento de força e mostram novas perspectivas em relação à aptidão física e à qualidade de vida. Esses achados têm importantes implicações para o estado de saúde da população que frequenta academias de ginástica e/ou indivíduos que requerem maiores cuidados como cardiopatas, indivíduos com câncer, diabetes, obesidade, osteoporose, entre outros. Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), em seu último posicionamento, 2009, o treinamento de força é essencial em programas elaborados para desempenho e saúde, fazendo parte de um programa de saúde amplo, podendo ser integrado a exercícios aeróbios, treinos de flexibilidade, treinamento funcional, entre outros.

Dentre os benefícios provenientes do treinamento de força tem-se:

- Aumento da força máxima;
- Aumento da potência e resistência musculares;
- Aumento da coordenação, da velocidade e do equilíbrio;
- Prevenção de lesões.
No que diz respeito aos parâmetros fisiológicos o treinamento de força também já mostra diversos benefícios como:
- melhora do sistema cardiovascular e endócrino;
- melhora do perfil lipídico e composição corporal;
- melhora do estresse fisiológico e aumento da densidade mineral óssea;
- controle da taxa metabólica de repouso e da pressão arterial.

No entanto, sabe-se que para obter os máximos resultados provenientes da prática do treinamento de força, outros fatores precisam estar associados, incluindo hábitos alimentares saudáveis e pertinentes ao objetivo, qualidade do sono, nível de estresse e ansiedade, uso ou abuso de bebidas alcoólicas e fumo, nível de satisfação com a vida, perfil genético, entre outros.

Ao longo das demais semanas o tema treinamento de força voltará a ser abordado trazendo um enfoque para algumas especificidades, como sua aplicação para pessoas idosas, obesas, cardiopatas, crianças, entre outras. Procure sempre um Profissional de Educação Física que respeite os princípios do treinamento de força, adequando a seu nível de treinamento e, podendo assim, fazer a prescrição e periodização correta e segura do treinamento para máxima obtenção do seu objetivo.