O que é Treinamento Funcional?

Por Profissional: Guilherme Matos 21/01/2016 10h10 - Atualizado em 02/09/2021 15h03
Por Profissional: Guilherme Matos 21/01/2016 10h10 Atualizado em 02/09/2021 15h03
O que é Treinamento Funcional?

Treinamento funcional... Já faz tempo que essa palavra tem vindo como uma bomba, jogada pela indústria do Fitness.

Já muito praticado em outros países, no Brasil vem ganhando anualmente milhares de adeptos e atualmente está sendo considerado como um dos melhores métodos de treinamento para se chegar à qualidade muscular, pois possibilita centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade, utilizando poucos materiais.

O Treinamento Funcional consiste na prática de exercícios que respeitam os movimentos naturais do corpo, que são eles: agachar, empurrar, girar, pular e correr. Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Esse treinamento é ideal pra quem quer definir o corpo e perder a massa gorda. Já para os que buscam massa magra, um cardápio rico em proteínas e pobre em carboidratos também pode ajudar. A proposta é de uma sequência de exercícios com maior carga e menor repetição, dando um descanso maior entre os exercícios para que os músculos reponham suas energias.

Então primeiro deve-se perder massa gorda, para depois começar a definir o corpo e ganhar massa magra junto com alimentação. Para realizar qualquer atividade física é necessário que haja anteriormente uma avaliação médica, após a liberação do médico é que se pode dar início aos exercícios.

O Treinamento Funcional Guilherme Matos ocorre ao ar livre, na Quadra de Areia do Ceci Cunha, próximo ao Ginásio João Paulo II, três vezes na semana (Segunda, Quarta e Sexta), das 17:30hrs às 19:30hrs da noite.