Em meio à crise, ministros do STF evitam desfile do 7 de Setembro
Em meio a uma das maiores crises recentes do STF (Supremo Tribunal Federal), ministros da Corte evitaram comparecer ao desfile de 7 de Setembro na tribuna de honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.
Como é de praxe, os ministros do Supremo são convidados a integrar a tribuna presidencial durante a cerimônia. Neste ano, porém, apenas o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, compareceu.
O desfile ocorre menos de uma semana após o início de uma crise que colocou os ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes em um embate público.
Na última terça-feira (1º), Mendonça retirou o sigilo de um relatório da Polícia Federal que continha mais de 50 mensagens trocadas entre Moraes e Daniel Vorcaro, do Banco Master. Os registros indicam que o empresário recorria ao ministro em busca de proteção diante de investigações da PF e da PGR.
Como reação, dois dias depois, Moraes pediu a investigação de Mendonça. Com base em relatórios de trabalho da PF, o ministro alegou que o colega teria cometido abuso de poder e direcionado as investigações sobre o Banco Master e o INSS de acordo com interesses próprios.
O caso agora está nas mãos de Fachin, que deverá decidir se os pedidos de investigação serão submetidos ao plenário do STF e quando isso poderá ocorrer.
O presidente Lula tenta se afastar da crise. Na semana passada, gravou um vídeo para as redes sociais e para o programa eleitoral em que comentou o episódio. Sem citar Moraes, o chefe do Executivo afirmou que todos devem ser investigados e cobrou da PGR e do STF uma solução para o caso envolvendo o Banco Master.
A ausência de ministros do STF no desfile de 7 de Setembro também ocorreu em 2025. Naquele ano, a tensão também era política: estava marcado para a mesma semana o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados por tentativa de golpe de Estado.
Na ocasião, o Supremo era alvo frequente da oposição, que tradicionalmente utiliza o 7 de Setembro para manifestações políticas e críticas à Corte.
Em 2024, porém, a presença de ministros na tribuna foi mais expressiva. Compareceram Alexandre de Moraes, o então presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além de Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin.
Já em 2023, primeiro desfile de 7 de Setembro do terceiro mandato de Lula e ano marcado pelos ataques de 8 de Janeiro, a então presidente do STF, ministra Rosa Weber, também compareceu.
Naquele momento, a presença de Rosa foi interpretada como um símbolo da tentativa de "retorno à normalidade" após o 7 de Setembro ter sido palco de ataques ao Supremo durante o governo Jair Bolsonaro e de raramente contar com a presença de ministros da Corte.
Últimas Notícias
MPAL se reúne com Equatorial, Ilumina e Aspeal para definir obrigações nas retiradas de cabos em desuso dos postes de iluminação pública
Justiça Eleitoral determina retirada de propaganda eleitoral publicada em perfil empresarial no Instagram
Estação que atende Palmeira dos Índios passa por manutenção na sexta-feira, 18
Jovem consegue perder 124 quilos sem cirurgia ou caneta e se torna coach de emagrecimento
“Não segui meu instinto”, diz agente que atendeu sequestradores do 11/9
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Entrega de ginásio poliesportivo na Lagoa do Rancho

