Ventos de até 124 km/h causam mortes, danos e apagões no Sul e no Sudeste

Por Redação com G1 29/07/2026 19h07
Por Redação com G1 29/07/2026 19h07
Ventos de até 124 km/h causam mortes, danos e apagões no Sul e no Sudeste
Muro de armazém antes e depois de desabar após ventania em Santos, SP - Foto: Google Street View e Matheus Croce/TV Tribuna

Ventos fortes provocaram cinco mortes, quedas de árvores, destelhamentos, falta de energia e interrupções no transporte em diferentes regiões do Sul e do Sudeste entre terça-feira (28) e esta quarta (29).

Em São Paulo, as rajadas chegaram a 124,9 km/h no interior e ultrapassaram os 100 km/h no litoral. A tempestade matou três pessoas no estado.

Em Santos, um homem foi atingido por uma árvore.

Em Cesário Lange, na Região Metropolitana de Sorocaba, outro não resistiu após uma árvore cair sobre o carro que dirigia.

Já em São Sebastião, no litoral norte, um pescador estava em uma embarcação que naufragou durante o vendaval.

No Rio de Janeiro, duas mortes foram confirmadas em Santa Teresa, onde um muro desabou durante a tempestade. Ventos passaram de 100 km/h na Costa Verde e chegaram a 92 km/h na capital.

Bairros ficaram sem energia, metrô e trens tiveram a circulação afetada e árvores caíram em diferentes regiões.

O prefeito Eduardo Cavaliere foi às redes sociais pedir cuidado na volta para casa:

"Aqueles que puderem por favor evitar deslocamentos que não sejam essenciais", disse o prefeito.

Tornado atingiu o RS

No Rio Grande do Sul, um tornado atingiu Giruá, Sete de Setembro e Senador Salgado Filho na noite da última terça-feira. Sete pessoas ficaram feridas, casas foram destruídas e dezenas de moradores foram afetados.

No Paraná, o mesmo sistema que atingiu o estado gaúcho provocou ventos acima de 80 km/h, destelhamentos, quedas de árvores e deixou mais de 108 mil imóveis sem energia nesta quarta. Em Curitiba, um homem ficou ferido após ser atingido por um portão derrubado pela ventania.

Os fenômenos são associados ao avanço de uma frente fria pelo Centro-Sul do país. O sistema encontrou uma atmosfera quente e úmida, favorecendo tempestades, mudanças bruscas de temperatura e as rajadas intensas.

Três mortes e rajadas acima de 120 km/h em SP

Em Santos, uma pessoa morreu depois que foi atingida pela queda de uma árvore no Canal 5, na Zona Leste da cidade. Segundo informações preliminares, a vítima vivia em situação de rua.

Já em São Sebastião, no litoral norte, a outra vítima estava em uma embarcação de pesca que naufragou durante a tempestade.

Em Cesário Lange, no interior paulista, um homem de 62 anos morreu após uma árvore de grande porte cair sobre o carro que dirigia na Estrada José Ricci. Ele chegou a ser socorrido e levado ao pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos. Na cidade, os ventos chegaram a 62 km/h.

Em Laranjal Paulista, uma árvore caiu sobre uma idosa e a cuidadora dela no distrito de Maristela. A idosa sofreu uma fratura na perna, e a cuidadora teve escoriações. As duas foram levadas para a Santa Casa da cidade em estado estável.

A queda ocorreu em uma praça em frente a uma igreja, onde uma missa era celebrada. A área foi isolada, e ainda não havia confirmação sobre as condições da árvore antes do acidente.

As maiores velocidades foram registradas na região de Itapetininga. Segundo a Defesa Civil estadual, as rajadas chegaram a 124,9 km/h em Itaí e Itaporanga, 117 km/h em Taquarituba, 113 km/h em Paranapanema e 104,8 km/h em Itaberá.

No litoral, Itanhaém registrou ventos de 111 km/h. Outros municípios também registraram ventos acima de 70 km/h.

A ventania derrubou árvores, postes e semáforos, destelhou imóveis e afetou a rede elétrica em diversas cidades. Em Cubatão, foram registradas 14 quedas de árvores. Aulas foram suspensas em 15 escolas por causa da falta de energia.

Em Mongaguá, houve quedas de árvores, deslocamento de telhas e danos em prédios públicos e imóveis particulares. Em São Vicente, um semáforo caiu e equipes foram acionadas para diferentes ocorrências.

Na capital paulista, rajadas chegaram a 70 km/h no Aeroporto de Congonhas. Seis voos foram desviados por causa das condições meteorológicas. Em Guarulhos, o vento chegou a 62 km/h.

A chegada do ar frio também provocou queda rápida de temperatura. Em alguns pontos da Região Metropolitana, os termômetros passaram de cerca de 29°C para 20°C ou 21°C em aproximadamente uma hora.