Com gol no fim, Canadá vence e encara Holanda ou Marrocos nas oitavas da Copa do Mundo

Por Redação, com Terra 28/06/2026 17h05
Por Redação, com Terra 28/06/2026 17h05
Com gol no fim, Canadá vence e encara Holanda ou Marrocos nas oitavas da Copa do Mundo
Canadá consegue classificação - Foto: Reprodução/Cazé TV

Com gol de Eustáquio, aos 45 minutos, o Canadá venceu a África do Sul por 1 a 0, na estreia do mata-mata da Copa do Mundo 2026, neste domingo, 28, no Estádio de Los Angeles. Agora os canadenses encaram Holanda ou Marrocos, que se enfrentam na segunda-feira. 

O jogo das oitavas será em 4 de julho, às 14h (de Brasília), em Houston. 

O Canadá chegou ao mata-mata com uma vitória, um empate e uma derrota, e somou quatro pontos no Grupo B. Atuando em casa, os canadenses estrearam com empate por 1 a 1 contra a Bósnia, em Toronto. Na segunda rodada, goleou o Catar por 6 a 0, em Vancouver e perdeu para a Suíça por 2 a 1, novamente em Vancouver.

A África do Sul terminou com quatro pontos no Grupo A. Estreou com derrota para o México por 2 a 0, na partida inaugural do Mundial. 

Depois empatou por 1 a 1 contra a República Tcheca. A classificação veio com vitória por 1 a 0, em confronto direto com a Coreia do Sul.

O jogo

A seleção da África do Sul inicialmente trocava passes no campo de defesa em meio à marcação alta feita pelo rival. O jogo era bastante equilibrado, pegado, com marcação forte pelas duas seleções, o com muitos erros de passe e o duelo ficou mais no duelo do meio-campo e com poucos lances de perigo.

E foi o Canadá que teve as melhores oportunidades com o atacante Oluwaseyi. E o lance mais perigoso aconteceu aos 43 minutos. 

Eustáquio cruzou a bola para a área e Bombito cabeceou. Modiba salvou em cima da linha. Na sequência, a bola ficou na confusão e Buchanan chutou para a defesa de Williams.

No lance seguinte, Laryea reclama que foi derrubado dentro da área por Mudau, mas a arbitragem ignorou o pedido.

Na volta para a etapa complementar, a África do Sul voltou diferente, com a entrada de Thalente Mbatha substituindo Relebohile Mofokeng. 

O Canadá continuava com a tática do primeiro tempo: marcação bem alta na saída de bola dos africanos.

E os canadenses também mexeram, com as entradas de Luc De Fougerolles e Luc De Fougerolles para as saídas de Moïse Bombito e Nathan Saliba, respectivamente.

África do Sul tinha maior posse de bola, mas não criou nenhuma grande chance de gol, finalizando quatro vezes e nenhuma com perigo. 

O Canadá, por sua vez, finalizou nove vezes, sendo quatro no alvo.

O Canadá levou perigo aos 18 minutos com Millar, que tocou para Oluwaseyi, que entrou na área em velocidade e bateu para o gol. 

Williams defendeu, Jonathan David chegava para o rebote, mas Mokoena fez o corte quase em cima da linha.

Aos 30 minutos os canadenses assustaram novamente. Promise David bateu de primeira na entrada da grande área e a bola passou raspando na trave e saiu pela linha de fundo.

Em busca de liquidar o jogo antes da prorrogação, o Canadá era todo pressão no final com Jonathan David, Johnston e Promise David. E aos 38 minutos, Apollis levou perigo para os africanos e o goleiro Crépeau defendeu.