Índice de gravidez na adolescência recua quase 48% em Alagoas no período de 10 anos
Alagoas registrou uma redução de 47,8% nos casos de gravidez na adolescência nos últimos dez anos. Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (2), por meio da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca), mostram que a proporção de gestantes adolescentes caiu de 26,3% em 2015 para 15,2% em 2025.
Os dados mostram que o estado contabilizou, em 2015, 52.317 nascidos vivos, sendo 28.234 de gestantes adolescentes. Já em 2025, o número de nascidos vivos caiu para 46.384, sendo 14.732 casos envolvendo adolescentes. Entre as idades com maior incidência estão jovens de 19 anos, que representam 36,01% dos casos, seguidas pelas de 18 anos (21,45%) e 17 anos (13,59%).
O assessor técnico da Sumca, Lucas Barbosa, explicou que a queda do indicador está associada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), responsabilidade dos municípios e principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Também está ligada às atividades de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ações intersetoriais com a rede de ensino e iniciativas voltadas ao planejamento reprodutivo.
“A Saúde Alagoas vem desenvolvendo ações permanentes de conscientização e prevenção voltadas ao público adolescente, como palestras, movimentos de mobilização e ações educativas para alcançar esse público de forma mais efetiva. Também são ofertados métodos contraceptivos por meio do Programa Decidiu, fortalecendo o acesso à informação e ao planejamento reprodutivo”, destacou o assessor técnico.
Os dados também apontam para um aumento da idade média das mulheres ao terem o primeiro filho, o que reforça a tendência de adiamento da maternidade e a ampliação do acesso ao planejamento familiar. “De acordo com o IBGE, a média de idade para uma mulher ter seu primeiro filho é de 26 anos. Alagoas hoje se encontra acima dessa realidade, com a taxa de mulheres com a primeira gravidez aos 27 anos”, pontuou Lucas Barbosa.
Últimas Notícias
Senado aprova PEC da Segurança Pública sem redução da maioridade penal
Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização
Jovem é flagrado com maconha e cocaína durante abordagem policial em Arapiraca
TRE/AL retoma atendimento para emissão, transferência e regularização do título eleitoral
Ministro aponta ligação entre bets e crime organizado
Vídeos mais vistos
Circuito Sons e Dons no Mercado do Artesanato
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Inauguração do Restaurante Popular

