Operação Mute: Ação contra o crime organizado em AL apreende material ilícito em unidades prisionais
A Polícia Penal de Alagoas participa da 11ª fase da Operação Mute, realizada simultaneamente em 15 estados, com foco no combate à comunicação do crime organizado em presídios. É uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
A operação contou com a atuação integrada do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (GERIT) e do Grupamento Tático do Interior (GTI).
As equipes que participaram das ações informaram sobre a apreensão nas celas dos presos de aparelhos celulares, carregadores, chips, instrumentos perfurantes artesanais, anotações diversas, fones e quantidade de substância análoga à droga.
A meta das buscas nas unidades prisionais, em dois presídios da capital alagoana e um no Agreste, é, principalmente, retirar aparelhos celulares e outros itens proibidos, interrompendo comunicações ilícitas.
“Essa semana, estamos realizando a 11ª fase da Operação Mute, de nível nacional, que tem a participação da Polícia Penal de Alagoas e a Penal Federal. É uma ação com foco em desarticular qualquer forma de comunicação dos detentos com o mundo exterior, trazendo reduções nos índices de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) e mais paz para toda a sociedade alagoana”, diz o policial penal Carlos Voss, secretário executivo de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Desde o início da Operação Mute, em 2023, já foram retirados mais de 7,9 mil aparelhos celulares de unidades prisionais em todo o Brasil. Além da apreensão de eletrônicos, as ações combatem diversos ilícitos dentro dos estabelecimentos penais, fortalecendo o controle estatal e enfraquecendo a atuação de organizações criminosas.
Últimas Notícias
Não é só a idade: entenda por que a barriga do homem costuma aparecer depois dos 40
Sonic, suspeito de tráfico de drogas é preso ao ser flagrado com 1 kg de maconha e cocaína em Maceió
Maceió sedia maior congresso de Química Analítica da América Latina; setor responde por 8% do PIB de Alagoas
JHC descumpre acordo, mantém a mãe na chapa e deixa Lessa de fora: Não quis
STF confirma transmissão pela internet de sessão sobre Moraes
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

