Toffoli é eleito para cargo de ministro efetivo do TSE
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quarta-feira (13) para ocupar o cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela organização das eleições de outubro.
A eleição simbólica foi realizada pelo plenário do Supremo, em função da renúncia da ministra Cármen Lúcia ao cargo de ministra efetiva. Toffoli já faz parte do colegiado e atuava com ministro substituto.
Ontem, a ministra foi sucedida na presidência do TSE por Nunes Marques. Mesmo após deixar o comando do tribunal, ela poderia continuar em uma cadeira efetiva no TSE até o dia 3 de junho, quando encerraria oficialmente seu período na Corte.
Contudo, a ministra comunicou hoje ao Supremo que decidiu antecipar sua saída definitiva do tribunal eleitoral. Cabe ao STF aprovar os nomes dos membros do TSE.>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pelo presidente da República, além dos respectivos substitutos.
A partir de agora, a nova composição de ministros será formada por Nunes Marques, André Mendonça, Dias Toffoli, Antonio Carlos Ferreira (STJ), Ricardo Villas Boas Cueva (STJ), Floriano Azevedo Marques (jurista) e Estela Aranha (jurista).
Com as mudanças, o ministro Flávio Dino assumirá uma vaga de ministro substituto.
Últimas Notícias
Hemoal faz coleta itinerante de sangue no Centro Universitário Unima nesta sexta-feira
Três pessoas morrem em acidente com caminhão desgovernado no Rio de Janeiro
Força Tática do 8º BPM prende homem com arma de grosso calibre em Rio Largo
Jovem é morto a tiros na região do Parque das Árvores, na Cidade Universitária
Força Tática do 4º BPM prende homem por violência doméstica, cárcere privado e tráfico de drogas em Maceió
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Paixão de Cristo de Arapiraca 2026
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

