Passa Preço: jovens arapiraquenses criam site para ajudar consumidores a economizar nas compras
Dois jovens alagoanos, naturais de Arapiraca, desenvolveram uma solução tecnológica que promete mudar a forma como a população economiza nas compras do dia a dia, com a criação do site: Passa Preço.
Criado por Murilo Silva e Hugo Emmanoell, o Passa Preço é um site gratuito que permite comparar preços de produtos em diferentes estabelecimentos de Alagoas e descobrir onde está mais barato realizar a compra.
A plataforma, disponível no endereço: https://www.passapreco.com.br/, foi desenvolvida para ser simples e prática. Basta o usuário apontar a câmera do celular para o código de barras do produto, e o sistema carrega automaticamente as informações com os preços encontrados em diferentes mercados. Além disso, o site também informa a distância entre a localização do usuário e os estabelecimentos, facilitando a decisão de compra.
Conforme os criadores do site, a ideia surgiu de uma situação comum vivida por Hugo Emmanoell durante uma ida ao supermercado com a mãe. Ao perceber que um produto estava bem mais caro do que havia visto em outro estabelecimento comercial no dia anterior, ele se perguntou por que ainda não existia uma forma prática de comparar preços antes de finalizar a compra.
Ao compartilhar a inquietação com Murilo Silva, os dois começaram a estudar formas de transformar a ideia em realidade. Murilo é analista de sistemas e Hugo é programador, e a parceria entre os dois resultou em dias intensos de pesquisa até descobrirem que a Secretaria da Fazenda de Alagoas possuía uma base de dados com informações das notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos no estado.
Após entrarem em contato com a Secretaria da Fazenda de Alagoas, os jovens conseguiram autorização oficial para utilizar a API e acessar os dados, garantindo segurança, transparência e confiabilidade nas informações exibidas ao consumidor.
Murilo conta que a proposta sempre foi clara: criar um software gratuito e acessível para toda a população alagoana, sem qualquer custo de uso. Segundo ele, o objetivo é democratizar o acesso à informação e ajudar as famílias a economizarem, especialmente em tempos de alta nos preços.
Murilo, que cresceu em Campo Grande e se mudou para Arapiraca aos 14 anos, destaca o orgulho de desenvolver uma ferramenta útil para o estado. Ao lado de Hugo, ele já trabalha em novas funcionalidades e na expansão do projeto.
Entre as novidades previstas estão o lançamento de aplicativos para Android e iOS, além do histórico de pesquisas, que permitirá ao usuário consultar produtos sem precisar digitar ou escanear novamente o código de barras.
Outra função em desenvolvimento é a lista de compras inteligente. Com ela, o consumidor poderá cadastrar os produtos que costuma comprar mensalmente, e o sistema fará o cálculo automático para mostrar em qual mercado a compra total sai mais barata; inclusive indicando se vale mais a pena comprar tudo em um único local ou dividir entre diferentes estabelecimentos.
Para garantir a continuidade e evolução do projeto, os desenvolvedores estão em busca de empresas parceiras interessadas em apoiar financeiramente a manutenção da plataforma, assegurando que o serviço continue gratuito para toda a população.
Mais informações sobre o trabalho dos jovens podem ser vistas através do Instagram: @passapreco.

Últimas Notícias
Exames detectam lesão de grau 2 e Neymar está fora da próxima rodada do Brasileiro
Débora Evelyn fala sobre ser responsável pela herança do ex-marido, Dennis Carvalho
Carlinhos Maia chama Ronaldo Lopes de melhor prefeito da história de Penedo ao visitar Vila Primavera
Atleta paralímpico da Ufal conquista seis medalhas de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros
Governo Paulo Dantas tem 65% de aprovação em Alagoas, aponta DataTrends
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Entrega de ginásio poliesportivo na Lagoa do Rancho
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Bate-papo com jovens na Casa Nezinho

