Força integrada deflagra operação e combate crimes federais e exploração sexual infantil na capital alagoana
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Alagoas (FICCO/AL) deflagrou, nesta terça-feira (12/05), a Operação ASSÍNCRONO II. A ação visa desarticular grupos criminosos envolvidos em furtos contra a Caixa Econômica Federal, falsificação de documentos e crimes de exploração sexual infantil por meio da internet.
Em Maceió, as equipes cumprem dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, tendo sido efetuada uma prisão em flagrante pelo armazenamento de pornografia infantil. A ofensiva local faz parte de uma mobilização nacional realizada simultaneamente em 14 estados da federação.
Desdobramentos e novos crimes
A operação é um desdobramento da Operação Assíncrono, ocorrida em março de 2026, que inicialmente investigava o furto e a receptação de equipamentos da Caixa Econômica Federal. Com o avanço das investigações, a polícia identificou uma rede criminosa mais ampla, envolvendo:
- Falsificação de documentos: Adulteração de documentos veiculares e notas fiscais;
- Crimes Cibernéticos e Sexuais: Armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos contendo cenas de violência sexual infantil.
Somadas, as penas para esses crimes podem ultrapassar 16 anos de reclusão.
Atuação Integrada
A Operação compõe a ação nacional Força Integrada II e reforça o modelo de cooperação técnica e operacional coordenado pela Polícia Federal. A FICCO baseia-se no conceito de força-tarefa, unindo diferentes instituições de segurança pública, sem hierarquia, para potencializar o enfrentamento ao crime organizado.
Em Alagoas, a FICCO é composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMAL) e Polícia Penal (PPAL). Atualmente, o modelo conta com 39 unidades distribuídas por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
Últimas Notícias
Cacique Raoni, de 94 anos, recebe cuidados paliativos em Mato Grosso
Nunca pensei que ia perder meu filho assim, lamenta mãe após criança de 2 anos morrer atropelada em Maceió
Cortejo do Bulba leva Ccultura às ruas da Ilha do Ferro e abre jornada do Primavera Cultural por Alagoas
“Celulite de TPM”: por que os furinhos podem parecer mais evidentes antes da menstruação?
Coveiro reclama após limpeza de cemitério retirar cruzes de covas
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

