Fenômeno meteorológico, 'nuvem de rolo' chama a atenção no litoral de SP
Uma nuvem de formato curioso chamou a atenção de banhistas neste sábado (2), na praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a formação gigante no céu, com aparência semelhante a um tsunami.
De acordo com a Defesa Civil de Bertioga, o registro mostra um fenômeno meteorológico conhecido como nuvem de rolo (volutus). Trata-se de uma formação de nuvem baixa, horizontal e em formato de tubo, que pode dar a impressão de girar lentamente em torno do próprio eixo.
Em nota, a Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que o fenômeno registrado no litoral é uma frente de rajada, associada à passagem de uma tempestade. O sistema avançou por todo o litoral de São Paulo e já alcança a altura do Rio de Janeiro.
Ainda de acordo com o órgão, foram registradas rajadas de vento entre 50 e 60 km/h, além de mudança na direção dos ventos. Esse tipo de ocorrência se forma quando o ar frio da chuva se espalha rapidamente ao atingir o solo, empurrando o ar quente à frente.
Em alguns pontos, foi possível observar a formação desse tipo de nuvens, também conhecidas como prateleira (shelf cloud), características desse tipo de sistema.
Redes sociais
Nas redes sociais, internautas se impressionaram com a cena. “Tem uma foto que parece até um tsunami”, comentou uma pessoa. Outros demonstraram preocupação: “Só fiquei preocupado com as embarcações que estavam passando bem na hora”.
Últimas Notícias
Maceió sedia maior congresso de Química Analítica da América Latina; setor responde por 8% do PIB de Alagoas
JHC descumpre acordo, mantém a mãe na chapa e deixa Lessa de fora: Não quis
STF confirma transmissão pela internet de sessão sobre Moraes
Homem é morto com facada por vizinho dentro de casa no interior de MG
ASA faz sua melhor colocação na Série D e registra segunda melhor campanha da história
Vídeos mais vistos
Ministro dos Transportes vistoria obras do VLT em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

