Golpe do CPF irregular cresce em meio à declaração do Imposto de Renda
Não são só os grandes eventos, como a Copa do Mundo e feriados, que acabam replicados por golpistas: a Declaração do Imposto de Renda 2026, atualmente aberta aos contribuintes, também fez crescer as imitações de sites e e-mails por hackers. Segundo levantamento da empresa de cibersegurança ESET, domínios falsos imitam avisos de CPF irregular para atrair vítimas.
Os cibercriminosos enviam mensagens por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais avisando sobre uma suposta irregularidade no documento ou pendência do usuário com a Receita Federal. O link leva a uma página falsa do Portal Oficial de Serviços ao Cidadão, da Receita, com funcionalidades que parecem reais.
Ao abrir o site falso recebido por mensagem, o usuário tem a opção de inserir seu CPF para “uma consulta gratuita”. O que retorna é um aviso de situação de “alto risco fiscal”, com um prazo bem apertado (geralmente no mesmo dia) para regularização, sob pena de multa e restrição de benefícios diversos.
O site exibe informações pessoais, como nome completo e filiação, para aumentar a credibilidade. Acredita-se que esses dados venham de vazamentos anteriores. Para regularizar a situação, é indicado à vítima que faça o pagamento o mais rápido possível via Pix, incluindo até mesmo desconto para que o internauta pense que está ganhando uma vantagem.
Últimas Notícias
Moraes concede domiciliar a Fátima de Tubarão e mais 18 idosos do 8/01
Projetos de lei de Júlia Zanatta geram debate nacional sobre Lei Maria da Penha e falsas denúncias
ROCAM recupera veículo com queixa de roubo no bairro Caititus, em Arapiraca
Idoso de 89 anos é encontrado morto dentro de casa na zona rural de Arapiraca
Motta cria comissão especial para analisar fim da escala 6x1
Vídeos mais vistos
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Assinatura de Ordem de Serviço Vale do Perucaba

