IMA alerta população para evitar contato com aves marinhas durante período migratório
Com a chegada do período de migração das aves marinhas, entre os meses de abril e setembro, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) alerta para que a população evite contato com aves encontradas debilitadas, desorientadas, com comportamento fora do normal ou mortas em praias e áreas costeiras de Alagoas.
Recentemente, foram divulgados casos de pessoas que, na tentativa de ajudar, ofereceram água, tocaram ou manusearam aves encontradas na faixa de areia. Embora a intenção seja positiva, o contato direto pode representar riscos à saúde humana e também favorecer a disseminação de agentes infecciosos.
De acordo com a assessora ambiental do IMA/AL, Bárbara Ferreira, durante essa época do ano, diversas espécies utilizam o litoral alagoano como ponto de descanso após longos trajetos migratórios. Em alguns casos, os animais podem apresentar sinais de exaustão, ferimentos ou enfermidades, exigindo atenção técnica especializada.
Cuidados ao encontrar aves no litoral
A orientação é clara: não tocar, não recolher e não tentar manusear a ave por conta própria. Algumas aves podem estar acometidas por doenças infecciosas, como a gripe aviária, que demanda vigilância constante dos órgãos competentes. Segundo a assessora ambiental, mesmo em casos em que tenha ocorrido contato prévio com o animal, a recomendação é informar imediatamente aos órgãos responsáveis para receber o direcionamento adequado.
Até o momento, não há registro da influenza aviária H5N1 em Alagoas neste ano. Ainda assim, a prevenção continua sendo essencial.
“Para evitar essa e outras doenças que possam ser transmitidas, recomendamos que a população evite o contato com esses animais e que entrem em contato com o IMA/AL, ou com o Instituto Biota, para que sejam realizados os procedimentos adequados”, disse a assessora.
Os canais disponíveis para atendimento e orientações são os da Gerência de Fauna, pelo número (82) 98867-6515, e do Instituto Biota de Conservação, pelo (82) 99115-2944. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas informa ainda que acompanha o cenário e participa da elaboração de um plano de emergência, com ações integradas de prevenção, resposta rápida e proteção da fauna e da população.
Últimas Notícias
Aliada de JHC já foi presa por integrar quadrilha de assalto a banco em Alagoas
Médico do HRPI alerta para os riscos das infecções respiratórias em crianças durante o frio
MP pede bloqueio de R$ 4,5 milhões e acusa prefeita de Delmiro Gouveia de beneficiar empresa da própria família em desapropriação
PL receberá maior fatia do fundo eleitoral para campanhas do TSE
Decisão dos jurados no caso Henry Borel deve sair até quinta-feira
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Construtora Ouro Verde lança residencial em Arapiraca
Dia das Mães no Complexo Tarcizo Freire

