IMA alerta população para evitar contato com aves marinhas durante período migratório
Com a chegada do período de migração das aves marinhas, entre os meses de abril e setembro, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) alerta para que a população evite contato com aves encontradas debilitadas, desorientadas, com comportamento fora do normal ou mortas em praias e áreas costeiras de Alagoas.
Recentemente, foram divulgados casos de pessoas que, na tentativa de ajudar, ofereceram água, tocaram ou manusearam aves encontradas na faixa de areia. Embora a intenção seja positiva, o contato direto pode representar riscos à saúde humana e também favorecer a disseminação de agentes infecciosos.
De acordo com a assessora ambiental do IMA/AL, Bárbara Ferreira, durante essa época do ano, diversas espécies utilizam o litoral alagoano como ponto de descanso após longos trajetos migratórios. Em alguns casos, os animais podem apresentar sinais de exaustão, ferimentos ou enfermidades, exigindo atenção técnica especializada.
Cuidados ao encontrar aves no litoral
A orientação é clara: não tocar, não recolher e não tentar manusear a ave por conta própria. Algumas aves podem estar acometidas por doenças infecciosas, como a gripe aviária, que demanda vigilância constante dos órgãos competentes. Segundo a assessora ambiental, mesmo em casos em que tenha ocorrido contato prévio com o animal, a recomendação é informar imediatamente aos órgãos responsáveis para receber o direcionamento adequado.
Até o momento, não há registro da influenza aviária H5N1 em Alagoas neste ano. Ainda assim, a prevenção continua sendo essencial.
“Para evitar essa e outras doenças que possam ser transmitidas, recomendamos que a população evite o contato com esses animais e que entrem em contato com o IMA/AL, ou com o Instituto Biota, para que sejam realizados os procedimentos adequados”, disse a assessora.
Os canais disponíveis para atendimento e orientações são os da Gerência de Fauna, pelo número (82) 98867-6515, e do Instituto Biota de Conservação, pelo (82) 99115-2944. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas informa ainda que acompanha o cenário e participa da elaboração de um plano de emergência, com ações integradas de prevenção, resposta rápida e proteção da fauna e da população.
Últimas Notícias
Alfredo Gaspar mobiliza Alagoas e Sergipe em onda verde-amarela e defende novas propostas para o Nordeste
Lula diz que vai entregar amanhã ao TSE pedido de abertura de sigilo
Suspeito de matar mulher e tentar assassinar criança de 8 anos é preso em Palmeira dos Índios
Justiça do RJ aprova fim de recuperação judicial da Americanas
Carlos Alberto de Nóbrega contrai vírus Coxsackie tipo 2 e terá que colocar marcapasso cardíaco
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Julgamento de escultor, em Arapiraca
Inauguração do Restaurante Popular
Prefeitura entrega óculos em Arapiraca

