Professor é indiciado por injúria racial após associar aluno negro a chimpanzé em sala de aula, em Maceió
A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava um professor de uma escola particular localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió, suspeito de cometer injúria racial contra um estudante. O docente foi indiciado após, supostamente, associar um aluno negro à imagem de um chimpanzé estampada na capa do caderno de outro estudante.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Rebeca Cordeiro, a investigação foi concluída rapidamente porque contou com a colaboração de diferentes delegacias. Os adultos envolvidos e a vítima foram ouvidos na Delegacia de Crimes contra Vulneráveis, enquanto os adolescentes que presenciaram a situação prestaram depoimento na delegacia especializada no atendimento ao adolescente infrator.
O episódio foi registrado por câmeras de segurança da escola, e as imagens passaram a circular em grupos de mensagens, o que também contribuiu para o avanço das investigações.
Segundo a delegada, apesar de o vídeo não possuir áudio, as imagens são consideradas provas relevantes do ocorrido. Nas cenas, é possível ver um aluno mostrando ao professor a capa de um caderno com a imagem de um chimpanzé e perguntando com quem o animal se parecia. Em seguida, o professor aponta para um estudante negro de 13 anos. Conforme relatado pela vítima à polícia, o docente teria dito: “parece com esse aqui”.
A autoridade policial destacou ainda que o caso possui um agravante previsto em lei: quando a ofensa ocorre sob a justificativa de brincadeira ou recreação.
“Para a legislação, quando algo é tratado como diversão, mas causa constrangimento ou ofensa, isso qualifica o crime. Se nem todos riem, não é brincadeira”, explicou a delegada.
Ela também ressaltou que o professor tinha a responsabilidade de interromper a situação em sala de aula e orientar os alunos, em vez de reforçar o comportamento ofensivo.
Com o indiciamento, o caso será encaminhado ao Ministério Público. A pena prevista para injúria racial varia de dois a cinco anos de reclusão, podendo ser aumentada em até um terço quando o crime ocorre em contexto de recreação.
Últimas Notícias
DC avalia substituir alagoano Aldo Rebelo por Joaquim Barbosa na disputa presidencial de 2026
Vítima reage a assalto e joga carro contra moto de suspeito, Santa Luzia do Norte
Operação Onda Verde recolhe arma de fogo e mais de 30 animais silvestres no interior alagoano
Traipu 134 anos: Prefeitura inaugura Centro Administrativo e entrega ambulância ao Povoado Santa Cruz
Supostas pivôs negam envolvimento em término de Virginia e Vini Jr. e revelam bastidores de encontro em Madri
Vídeos mais vistos
Paixão de Cristo de Arapiraca 2026
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Novo residencial a preço acessível é lançado em Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

