Presidente da Venezuela pede fim de sanções dos Estados Unidos
Autoridades colombianas de alto escalão, incluindo os ministros das Relações Exteriores e da Defesa, reuniram-se com seus homólogos venezuelanos em Caracas nesta sexta-feira (13), no que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, avaliou como reuniões produtivas, enquanto pedia o fim das sanções dos Estados Unidos (EUA) contra seu país.
A reunião, a primeira presencial entre os dois países vizinhos sul-americanos desde a destituição, no início de janeiro, do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro, teve como foco a cooperação energética, a segurança e o comércio, disse Rodríguez.
A previsão inicial era que Rodríguez se reunisse com o presidente colombiano, Gustavo Petro, no que teria sido sua primeira reunião bilateral em nível presidencial, mas o encontro foi cancelado devido a motivos de "força maior", segundo os dois governos.
Em fala após a reunião com os ministros, Rodríguez disse que a colaboração entre os dois países deve ser extremamente frutífera economicamente e cumprir a visão de seu fundador conjunto, o herói da libertação sul-americana Simón Bolívar.
"E quero aproveitar esta oportunidade para também enviar uma mensagem ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para deixar claro que medidas coercitivas unilaterais contra o povo venezuelano afetam os povos de nossa América Latina", disse Rodríguez.
"O apelo é para que as sanções contra a Venezuela sejam suspensas."
Ex-vice-presidente, Rodríguez tem procurado atrair investidores em petróleo e mineração enquanto tenta estabilizar o país desde a captura de Maduro pelas forças dos EUA. Trump a elogiou várias vezes, e ela recebeu autoridades norte-americanas e possíveis investidores em Caracas. Os EUA e a Venezuela também restabeleceram formalmente os laços diplomáticos.
Na sexta-feira (13), Washington anunciou a ampliação das isenções de sanções à Venezuela para facilitar o investimento em energia e permitir a exportação de fertilizantes.
Últimas Notícias
Artigo de perito da Polícia Científica de Alagoas vira capa de revista internacional especializada em explosivos
Duas escolas estaduais têm projetos selecionados para a 78ª Reunião Anual da SBPC
Homem é assassinado com cerca de dez tiros na cabeça, no Centro de Marechal Deodoro
Homem embriagado é preso após agredir companheira por ela perguntar sobre o salário dele, em Maceió
Homem é baleado na cabeça durante tentativa de homicídio, em Maceió
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Grupo Coringa monta tradicional barraca no Partage Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab

