Projeto Corais avança na restauração de recifes marinhos em Maragogi, Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira
Os recifes marinhos em Alagoas estão passando por um processo inédito de preservação ambiental com o avanço do Projeto Corais de Alagoas, iniciativa que monitora, cultiva e restaura áreas degradadas nos municípios de Maragogi, Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira.
A ação entrou na fase de cultivo e replantio de colônias saudáveis, com o objetivo de ampliar a cobertura de corais vivos e fortalecer a sustentabilidade ambiental no litoral alagoano.
Desenvolvido há cerca de um ano, o projeto começou com a implantação de um laboratório de mergulho responsável pelo mapeamento detalhado e monitoramento da saúde dos recifes nas quatro cidades contempladas. Após a fase inicial de diagnóstico ambiental, a iniciativa avançou para a restauração ativa, que inclui a reprodução de colônias saudáveis em viveiros submersos instalados em áreas estratégicas da costa.
Na piscina natural da praia de Pajuçara, em Maceió, já foram implantadas duas mesas de berçários no fundo do mar. De acordo com o professor-doutor Robson Santos, responsável técnico pelo projeto, os primeiros fragmentos cultivados já apresentam crescimento acompanhado de forma contínua pela equipe técnica. Segundo ele, os corais passam por avaliações periódicas para monitorar saúde e desenvolvimento, até que estejam aptos para o replantio em áreas degradadas.
Além da recuperação ambiental, o Projeto Corais de Alagoas também gera dados técnicos fundamentais para subsidiar políticas públicas ambientais e decisões relacionadas ao ordenamento do turismo sustentável.
Os recifes de coral são considerados ecossistemas vitais para a biodiversidade marinha, abrigando cerca de 25% das espécies oceânicas conhecidas. Eles também desempenham papel estratégico na proteção da linha de costa, reduzindo o impacto das ondas e processos erosivos, o que reforça a importância de iniciativas de restauração e monitoramento contínuo.
O projeto é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Universidade Federal de Alagoas, com incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas e articulação com órgãos como a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Últimas Notícias
Mostra gratuita de cinema independente reúne produções que promovem o encontro entre experiência e inovação no audiovisual alagoano
'Gay de Direita' diz que foi barrado em evento e Flávio Bolsonaro pede desculpas: 'Amor da minha vida'
Fé e devoção marcam romaria de pré-candidato a Deputado Federal Gilvan Barros e Deputado Estadual Gilvan Barros Filho ao Horto de Juazeiro do Norte
Pré-candidato ao Senado, Alfredo Gaspar reforça compromisso com forças policiais e segurança pública em reunião com representantes de associações militares
Homem é baleado na porta de residência por passageiro de moto, em Matriz de Camaragibe
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Arapiraca ganha centro de excelência em exames laboratoriais com a inauguração do Altolab

