Trump eleva tarifas globais para 15% após decisão da Suprema Corte dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na tarde deste sábado, 21, que vai elevar as tarifas globais de importação para 15%, ampliando a política tarifária que já vinha sendo aplicada sobre produtos estrangeiros.
A decisão ocorre um dia após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar o chamado “tarifaço” imposto no ano passado, reacendendo o embate entre o Executivo e o Judiciário e intensificando o debate sobre comércio internacional.
O anúncio foi feito por meio de publicação na rede social Truth Social, criada pelo próprio Trump. Menos de 24 horas antes, o presidente havia informado que utilizaria um novo instrumento legal para aplicar uma tarifa de 10% sobre produtos importados, com efeito imediato. Agora, o percentual foi elevado para 15%, no que classificou como o “nível legalmente permitido”.
Segundo Trump, a medida tem como objetivo corrigir “décadas de práticas comerciais injustas” que, em sua avaliação, prejudicaram a economia americana e a competitividade das empresas nacionais. No comunicado, o presidente afirmou que, após “uma análise completa e detalhada” da recente decisão da Suprema Corte contrária a parte de sua política tarifária, decidiu aumentar imediatamente a tarifa mundial de 10% para 15%.
Na mensagem publicada por volta das 13h, Trump declarou que a elevação das tarifas é legal e respaldada pelos instrumentos jurídicos existentes. Ele também informou que, nas próximas semanas, sua administração vai definir “as novas tarifas legais e permissíveis” que serão aplicadas globalmente, sinalizando possíveis novas mudanças na política comercial dos Estados Unidos.
O presidente reforçou ainda que a iniciativa integra a estratégia do movimento “Make America Great Again”, afirmando que continuará trabalhando para tornar o país “maior do que nunca”. Em trecho da publicação, escreveu: “Como Presidente dos Estados Unidos da América, estarei, com efeito imediato, elevando a tarifa mundial de 10% sobre os países (...) para o nível legalmente permitido de 15%”.
A decisão ocorre após a Suprema Corte barrar parte da política tarifária do governo. O presidente da Corte, John Roberts, foi o relator do caso e liderou a maioria que votou contra o tarifaço. Os juízes Clarence Thomas, Samuel Alito e Brett Kavanaugh ficaram vencidos.
No voto, Roberts afirmou que Trump precisa de “autorização clara do Congresso” para justificar a imposição ampla de tarifas de importação, citando precedentes da própria Corte. O processo teve início em meados de 2025, após empresas afetadas pelas tarifas e 12 estados americanos — a maioria governada por democratas — questionarem na Justiça o uso de uma lei federal para impor tarifas de forma unilateral.
Na prática, os juízes confirmaram decisão de instância inferior que concluiu que o presidente extrapolou sua autoridade ao utilizar a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), de 1977, para sustentar o aumento das tarifas. O governo recorreu, levando o caso até a Suprema Corte.
Em reunião com governadores estaduais, Trump classificou a decisão como “uma vergonha” e afirmou já ter um “plano B” para manter as taxas sobre produtos importados, segundo a agência Reuters.
Últimas Notícias
Record e Disney confirmam Leandro Hassum como apresentador da Casa do Patrão
Feira da Agricultura Familiar em Murici terá participação de produtores de oito municípios
Samu Alagoas registra queda nos casos de parada cardiorrespiratória, mas índices de 2026 acendem o alerta
Entenda as mudanças na declaração do Imposto de Renda deste ano
Idosos sentem maior vulnerabilidade a golpes online em SP
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Debate sobre o dia 18 de maio em São Sebastião

