Carnaval: Seris terá esquema especial com reforço da segurança no sistema prisional
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal de Alagoas iniciam, nesta sexta-feira (13), o esquema especial de segurança nos estabelecimentos prisionais para o Carnaval. A operação contará com o reforço de mais de 200 policiais penais nos dias de folia, na capital e no interior.
O esquema especial terá ainda patrulhamento motorizado, emprego de tropas e reforço no efetivo de monitoramento de câmeras no complexo prisional alagoano e seu entorno.
O Plano de Segurança – Carnaval 2026, elaborado pela Secretaria Executiva de Gestão Penitenciária (SECGP) da Seris, estabelece o esquema tático-operacional para garantir a ordem, disciplina e segurança do Sistema Penitenciário Alagoano durante o período carnavalesco.
A operação ocorre entre os dias 13 e 18 de fevereiro, abrangendo todo o Complexo Penitenciário de Alagoas e seu entorno. Serão empregados mais de 200 policiais penais, com apoio de 20 viaturas, armamento individual, fuzis, espingardas calibre 12, rádios, algemas e combustível fornecido pela Seris.
Durante a última semana, policiais penais estiveram em todas as unidades prisionais onde realizaram revistas nas celas e módulos, culminando inclusive com uma ação no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, que retirou de circulação drogas e flagrou tentativa de comunicação através de cartas.
“Nosso efetivo da Polícia Penal está pronto para garantir a segurança dos alagoanos nesse Carnaval. Nossa missão é garantir a ordem e a disciplina em todo o complexo penitenciário”, destaca o secretário Executivo de Gestão Penitenciária, policial penal Carlos Voss.
Sob a coordenação da SECGP, a operação entra em ação com a meta de promover a segurança pública e a manutenção da justiça, protegendo toda a população alagoana. “O trabalho realizado dentro do sistema prisional alagoano reflete diretamente na redução da criminalidade, garantindo à sociedade mais tranquilidade. As ações que acontecem dentro das unidades permitem a queda dos índices de violência fora do sistema e essa é uma orientação do governador Paulo Dantas, que nós da Seris colocamos em prática”, afirma o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira.

Nesse período, haverá patrulhamento intensificado, com rondas internas no Complexo Prisional Alagoano 24 horas por dia, sob a responsabilidade da Gerência de Segurança Orgânica (GSO); além de revistas preventivas em todas as unidades prisionais, visando resguardar a ordem e a disciplina a cargo do GERIT (Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática) e do Grupamento Tático do Interior (GTI); reforço do monitoramento de câmeras para garantir a segurança em tempo real e incursões noturnas para coibir qualquer atividade suspeita e garantir a tranquilidade nas unidades prisionais.
“A operação reflete o comprometimento absoluto do Comando de Operações Penitenciárias e de cada policial penal envolvido. Trabalhamos com planejamento, disciplina e responsabilidade para assegurar que, mesmo durante o período carnavalesco, a ordem e a segurança sejam mantidas em todo o complexo prisional”, destacou o policial penal Messias Manuel, gerente do Comando de Operações Penitenciárias (COP).
A Seris, por meio da Polícia Penal de Alagoas, disponibiliza efetivo que envolve a Chefia Especial de Gestão Penitenciária (CEGP); Chefia Especial das Unidades Prisionais (CEUP); Comando de Operações Penitenciárias (COP); Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (GERIT); Gerência de Segurança Orgânica (GSO) / CANIL; CEUPI (Chefia Especial das Unidades Prisionais) e GTI (Grupamento Tático do Interior).
“Nosso efetivo está empenhado, unido e preparado para cumprir a missão institucional da Polícia Penal, garantindo a tranquilidade da sociedade e a estabilidade do sistema penitenciário alagoano”, reforça o policial penal Glauber Melo, chefe da CEUPI (Chefia Especial das Unidades Prisionais do Interior).
Últimas Notícias
Mulher é presa em flagrante por furto em supermercado na Avenida Ceci Cunha, em Arapiraca
Ramon Abatti Abel comanda o Clássico das Multidões pela semifinal do Alagoano
Bloco da Humanização leva a alegria do Carnaval aos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste
Mulher é presa com 73 pinos de drogas no bairro Primavera, em Arapiraca
BC registra primeiro incidente com chaves Pix em 2026
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

