Após pressão, Dias Toffoli deixa a relatoria de investigação sobre o Banco Master e novo relator é definido
O ministro Dias Toffoli deixou a relatoria do processo que apura supostas irregularidades envolvendo o Banco Master, em decisão tomada por unanimidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, após reunião realizada na noite de quinta-feira, 12.
O novo relator da investigação é o ministro André Mendonça, escolhido de forma eletrônica pelos integrantes da Corte. A mudança ocorre em meio à crescente pressão institucional e ao desgaste gerado pela condução do processo, considerado um dos mais sensíveis do tribunal nos últimos anos.
A situação se agravou após a Polícia Federal entregar relatório com mensagens atribuídas ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e ao cunhado Fabiano Zettel. As conversas citavam pagamentos para a empresa Maridt, que tinha o ministro entre seus sócios.
Após a divulgação do documento, Toffoli confirmou participação societária na empresa e afirmou que ela integrou o grupo do Tayayá Resort até fevereiro de 2025. Segundo o ministro, as cotas foram vendidas ao fundo Arleen, ligado ao grupo empresarial de Vorcaro, também investigado no processo.
Mesmo diante das revelações, o magistrado informou ao ministro Edson Fachin que não se considerava suspeito e pretendia permanecer na relatoria. Antes de se afastar, chegou a determinar o envio das gravações de celulares do presidente do Banco Master em que seu nome aparecia citado.
Para alcançar consenso, os ministros rejeitaram a arguição de suspeição contra Toffoli e reconheceram a legitimidade de todos os atos praticados por ele até então. Mesmo assim, o magistrado optou por deixar a relatoria para preservar o andamento do caso e os interesses institucionais do STF.
Em nota conjunta, os ministros do STF reafirmaram a validade plena de todos os atos realizados por Toffoli na Reclamação nº 88.121 e nos processos relacionados.
Últimas Notícias
Suposta troca de tiros deixa dois jovens mortos em Junqueiro, Agreste de Alagoas
Ex-reeducando, com tornozeleira eletrônica, é preso ao ser flagrado com arma e drogas, em Girau do Ponciano
Hospital veterinário é condenado por negligência após morte de animal
Mulher é presa com quase 1 kg de drogas e revólver, após perseguição policial no Centro de Arapiraca
Golpe do falso advogado preocupa Justiça Federal e mira principalmente partes mais vulneráveis em ações dos Juizados'
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luta completa UFC 162 - Anderson Silva x Chris Weidman

