População alagoana deve ficar atenta sobre golpe do precatório, alerta Tribunal de Justiça de Alagoas
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alerta a população sobre tentativas de golpe envolvendo precatórios. Golpistas têm se passado por advogados ou por supostos servidores do Judiciário para enganar beneficiários, solicitando pagamentos indevidos para agilizar o recebimento dos valores.
Segundo a diretora de Precatórios do TJAL, Karina Nakai, os golpistas entram em contato por meio de ligações telefônicas, mensagens de Whatsapp ou e-mails informando que chegou a vez do cidadão receber o pagamento. Em seguida, solicitam pagamentos de boletos ou transferências via Pix para supostamente acelerar os trâmites administrativos.
“Eles ligam para os beneficiários de precatórios ou para cidadãos que nem possuem precatórios e informam que chegou a vez de receber esses valores. Para isso, solicitam o pagamento de boletos e taxas para que o pagamento aconteça de forma mais ágil”, explicou Karina.
A diretora destaca que o golpe costuma ocorrer com mais frequência no início do ano, período em que os entes públicos começam a quitar as suas dívidas de precatório. Ela ressalta, no entanto, que os pagamentos são realizados pelo TJAL obedecendo rigorosamente à ordem cronológica, sem qualquer tipo de cobrança.
“O procedimento normal é o credor receber o valor diretamente na conta bancária cadastrada no processo. O tribunal não faz nenhuma cobrança de taxa para que esse credor receba o seu precatório”, enfatizou.
Procedimento correto
Karina orienta que os credores acompanhem o andamento do processo ou procurem seu advogado de confiança para obter informações oficiais.
“O credor é intimado por meio do Diário da Justiça Eletrônico, informando que chegou a sua vez na lista cronológica, que os trâmites de cálculos finais estão em andamento e que, em breve, o alvará será expedido. Após isso, é realizada a transferência do dinheiro diretamente para a conta informada no processo”, esclareceu a diretora.
Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, a orientação é não realizar nenhum tipo de pagamento e entrar em contato com a Diretoria de Precatórios do TJAL através do telefone (82) 4009-3452.
Últimas Notícias
Chegada do ciclone Narelle deixa céu em 'tons de vermelho sangue' na Austrália
Deputada estadual Cibele Moura anuncia nascimento da primeira filha
Mulher morre após receber soco de homem e bater cabeça no chão na Bahia
Moto colide contra mureta e passageira morre na AL-101 Sul; condutor ficou ferido
Prefeitura de Penedo resgata tradição e promove iniciação musical no povoado Tabuleiro dos Negros
Vídeos mais vistos
Campanha 'Eu sou queridinho'
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas

