População alagoana deve ficar atenta sobre golpe do precatório, alerta Tribunal de Justiça de Alagoas
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alerta a população sobre tentativas de golpe envolvendo precatórios. Golpistas têm se passado por advogados ou por supostos servidores do Judiciário para enganar beneficiários, solicitando pagamentos indevidos para agilizar o recebimento dos valores.
Segundo a diretora de Precatórios do TJAL, Karina Nakai, os golpistas entram em contato por meio de ligações telefônicas, mensagens de Whatsapp ou e-mails informando que chegou a vez do cidadão receber o pagamento. Em seguida, solicitam pagamentos de boletos ou transferências via Pix para supostamente acelerar os trâmites administrativos.
“Eles ligam para os beneficiários de precatórios ou para cidadãos que nem possuem precatórios e informam que chegou a vez de receber esses valores. Para isso, solicitam o pagamento de boletos e taxas para que o pagamento aconteça de forma mais ágil”, explicou Karina.
A diretora destaca que o golpe costuma ocorrer com mais frequência no início do ano, período em que os entes públicos começam a quitar as suas dívidas de precatório. Ela ressalta, no entanto, que os pagamentos são realizados pelo TJAL obedecendo rigorosamente à ordem cronológica, sem qualquer tipo de cobrança.
“O procedimento normal é o credor receber o valor diretamente na conta bancária cadastrada no processo. O tribunal não faz nenhuma cobrança de taxa para que esse credor receba o seu precatório”, enfatizou.
Procedimento correto
Karina orienta que os credores acompanhem o andamento do processo ou procurem seu advogado de confiança para obter informações oficiais.
“O credor é intimado por meio do Diário da Justiça Eletrônico, informando que chegou a sua vez na lista cronológica, que os trâmites de cálculos finais estão em andamento e que, em breve, o alvará será expedido. Após isso, é realizada a transferência do dinheiro diretamente para a conta informada no processo”, esclareceu a diretora.
Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, a orientação é não realizar nenhum tipo de pagamento e entrar em contato com a Diretoria de Precatórios do TJAL através do telefone (82) 4009-3452.
Últimas Notícias
Polícia realiza operação de proteção à mulher em Arapiraca e mais 14 cidades alagoanas
Traipu conquista Selo Prata no Compromisso com a Alfabetização
Após denúncia de Rui Palmeira sobre servidores fantasmas, Câmara de Vereadores de Maceió realiza recadastramento
Polícia Civil investiga homicídio de jovem de 19 anos no Jacintinho, em Maceió
Coité do Nóia se destaca em Alagoas após reconhecimento no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

