Comunidades rurais e bairros de Arapiraca enfrentam mais de 30 horas sem energia e moradores denunciam descaso

Por Redação 09/02/2026 17h05 - Atualizado em 09/02/2026 18h06
Por Redação 09/02/2026 17h05 Atualizado em 09/02/2026 18h06
Comunidades rurais e bairros de Arapiraca enfrentam mais de 30 horas sem energia e moradores denunciam descaso
Equatorial Alagoas - Foto: Assessoria



Moradores de comunidades rurais e de bairros de Arapiraca denunciam falta de energia elétrica prolongada e oscilações na rede após a forte ventania registrada no fim de semana. Segundo relatos, três sítios,  Lagoa Grande do Jatobá, Profiros e Sem Terra, localizados entre os municípios de Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano, estão sem fornecimento há mais de 30 horas.

De acordo com os moradores, além da interrupção no serviço, um fio da rede elétrica teria se rompido e provocado princípio de incêndio na região, aumentando o risco para quem vive nas proximidades. As comunidades afirmam que diversos chamados já foram abertos junto à Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, mas até o momento nenhuma equipe técnica teria comparecido para solucionar o problema.

Em Arapiraca, também há registros de falta de energia e instabilidade no fornecimento. No domingo, moradores dos bairros Santa Esmeralda e Brasília ficaram sem luz. Já nesta segunda-feira, as queixas vieram de residentes do bairro Nova Esperança e de áreas vizinhas.

Além da interrupção, consumidores relatam oscilações frequentes de tensão, o que tem causado preocupação com possíveis danos a eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos. Eles também reclamam da falta de retorno e de posicionamento oficial da concessionária sobre prazos para restabelecimento completo do serviço.

A Equatorial emitiu uma nota sobre o caso, confira: 

Nota de esclarecimento
A Equatorial Alagoas informa que, diante das fortes chuvas que atingem o estado desde o último sábado (07), adotou medidas preventivas e ampliou em mais de 300% o número de equipes em campo para reforçar o atendimento às ocorrências relacionadas à falta de energia e situações de risco.

A mobilização antecipada ocorreu em resposta aos alertas meteorológicos e ao aumento expressivo de chamados, permitindo maior agilidade no atendimento e na recomposição do sistema elétrico nas áreas afetadas.

Mesmo com o reforço operacional, a Distribuidora destaca que algumas ocorrências podem demandar maior tempo de execução, devido à complexidade dos danos causados por ventos e chuvas intensas acompanhadas de descargas atmosféricas, além de desafios como alagamentos, árvores sobre a rede elétrica e dificuldades de acesso às localidades.

Entre as regiões mais impactadas estão Arapiraca, Craíbas, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, lagoa da Canoa e Igaci.

A Equatorial destaca a importância de os clientes registrarem as ocorrências pelos canais oficiais de atendimento: Assistente Virtual Clara, no WhatsApp (82) 2126-9200; site www.al.equatorialenergia.com.br; ou pela Central 0800 082 0196, com funcionamento 24 horas. Os Grandes Clientes também podem acionar o canal exclusivo de atendimento disponibilizado pela Distribuidora no número, 0800 082 8500. É fundamental guardar o número do protocolo para acompanhamento da solicitação.

SEGURANÇA - A empresa reforça orientações de segurança durante temporais. Em caso de chuvas intensas, a recomendação é permanecer em local abrigado, evitando áreas abertas e proximidade com árvores, postes e fiação elétrica. Também não se deve realizar manutenções em telhados ou em equipamentos elétricos ligados à tomada. Motoristas devem redobrar a atenção para prevenir acidentes com postes. Durante a incidência de raios, permanecer dentro do veículo é mais seguro. Se houver cabos caídos, não se aproxime, isole a área e acione a Central de Atendimento da Equatorial, e em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros pelo 193.