Foto de multidão com Nikolas Ferreira em caminhada de Minas a Brasília foi gerada por IA
Em 19 de janeiro de 2026, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou uma caminhada do interior de Minas Gerais até Brasília em protesto por “justiça e liberdade" para os presos do 8 de janeiro e para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Políticos e apoiadores têm se juntado ao ato, mas é falsa a imagem de uma multidão seguindo o parlamentar, que soma mais de 1,5 milhão de interações nas redes.
O registro foi gerado por inteligência artificial (IA) e exibe uma quantidade de pessoas consideravelmente superior à vista em fotos divulgadas por participantes da caminhada.
O registro viral foi publicado inicialmente por uma conta reserva do deputado Nikolas Ferreira no Instagram e posteriormente compartilhado por usuários comuns.
“Quando vemos um movimento acontecendo através de um pessoa do bem se forma um exercito, entendemos que o Brasil tem esperança”, diz uma das publicações que difundem a imagem no Facebook, no Instagram, no X e no Threads.
No registro viral, o deputado aparece em uma rodovia, seguido por uma multidão vestindo camisas do Brasil e levantando cartazes de protesto.
Nikolas Ferreira anunciou a realização da “Caminhada pela Liberdade” por meio das redes sociais em 19 de janeiro de 2026. Segundo o parlamentar, a iniciativa pretende ser um “chamado à consciência nacional” para lutar contra “a desumanização dos brasileiros presos após o dia 8” de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A caminhada teve início no município de Paracatu (MG), a aproximadamente 240 km da capital federal, e tem previsão de chegada a Brasília no próximo domingo, 25 de janeiro.
Já se juntaram ao movimento figuras políticas como o senador Magno Malta (PL), o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) e o ex-vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente.
Mas, embora a mobilização tenha contado com a adesão de políticos e apoiadores, as postagens não mostram um registro autêntico da caminhada.
Uma busca reversa pela imagem viral no Google não levou a nenhum registro semelhante publicado em portais de notícias confiáveis.
Uma consulta à seção “Sobre esta imagem”, disponível na mesma busca, indica que o material foi “criado com a IA do Google”.
Na imagem viral, também é possível identificar inconsistências características de conteúdos gerados por IA, como palavras ilegíveis em alguns dos cartazes e manifestantes com rostos sem definição.
O AFP Checamos também submeteu o material à ferramenta de detecção de IA Hive Moderation, que apontou 99,7% de probabilidade do conteúdo ter sido criado com a tecnologia.
Registros compartilhados por Nikolas Ferreira e outros políticos presentes no ato mostram a caminhada com um público consideravelmente menor do que o visto no registro viralizado nas redes sociais (1, 2, 3).
Uma estimativa publicada no jornal O Estado de S. Paulo para o primeiro dia da caminhada (19) foi de cerca de 40 pessoas. Já O Estado de Minas estimou que, em seu segundo dia, o ato reuniu cerca de 100 apoiadores.
Últimas Notícias
Operação Língua Suja identifica ligações irregulares de esgoto na Pajuçara
Homem é assassinado dentro de residência em Porto Calvo
Homem com problema de alcoolismo morre em residência no Jardim Esperança
Motociclista fica ferido em colisão no bairro Massaranduba, em Arapiraca
Polícia Militar de Alagoas divulga resultados da Operação Jogo Limpo
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

