VÍDEO: Torre Palace, tradicional hotel de luxo de Brasília, é implodido com 165kg de explosivos
O relógio marcava 10h01 quando o Torre Palace Hotel foi ao chão. Após mais de 50 anos de existência, a história de um dos hotéis mais icônicos do Distrito Federal chegou ao fim na manhã deste domingo (25/1).
Foram utilizados cerca de 165 kg de explosivos para derrubar a estrutura do prédio. O material foi instalado nos pavimentos térreo, 1º, 2º, 3º e 7º, totalizando 600 metros perfurados nos pilares.
Um forte esquema também foi elaborado para manter em segurança a população do entorno do hotel e aqueles que assistiram à operação, que teve início às 6h, com a chegada e o posicionamento das equipes, além da instalação do Posto de Comando.
Fechado desde 2013, o Torre Palace foi idealizado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj. Com 14 andares, 140 apartamentos e vista privilegiada para o Eixo Monumental, o hotel hospedou autoridades, diplomatas e empresários durante décadas.
Após a morte do fundador, o prédio entrou em decadência, encerrou as atividades e passou a sofrer invasões e depredações, tornando-se ponto de insegurança e deterioração urbana.
O Torre Palace Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte, foi um dos principais destinos de luxo de Brasília e hospedou diversas figuras conhecidas do cenário nacional e internacional.
Pouco tempo após a inauguração, o hotel recebeu personalidades do esporte, da música e da televisão. Em outubro de 1973, hospedaram-se no local três jogadores do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira: Carlos Alberto Torres, capitão da equipe; Zé Maria; e Rivellino.
No mês seguinte, passaram pelo Torre Palace o grupo Os Diagonais e os cantores Jair Rodrigues e José Cipriano.
A sequência operacional contou com acionamento de sirenes, interdições em vias, avisos por megafone e sobrevoo de helicóptero e drones uma hora antes da implosão.
A implosão do Torre Palace é o 4° caso do tipo realizado em uma área tombada pelo patrimônio histórico em Brasília.
Agora serão realizados uma avaliação estrutural imediata do local e das edificações do entorno, controle de poeira, limpeza das vias e liberação gradual conforme parecer técnico.
A remoção de entulho seguirá planejamento da empresa responsável, sempre condicionada às condições de segurança e autorização forma.
Últimas Notícias
Operação Língua Suja identifica ligações irregulares de esgoto na Pajuçara
Homem é assassinado dentro de residência em Porto Calvo
Homem com problema de alcoolismo morre em residência no Jardim Esperança
Motociclista fica ferido em colisão no bairro Massaranduba, em Arapiraca
Polícia Militar de Alagoas divulga resultados da Operação Jogo Limpo
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

