Oscar: Diretor de Sirat desdenha de brasileiros que votaram em O Agente Secreto: 'Ultranacionalistas'
Responsável pelo celebrado filme Sirat, um dos rivais de O Agente Secreto na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026, o diretor espanhol Oliver Laxe desdenhou de votantes brasileiros da Academia que votaram no filme de Kleber Mendonça Filho.
“Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que se os brasileiros submetessem um sapato ao Oscar, todos votariam nele," Laxe disse numa entrevista para a televisão espanhola ontem (22), após a revelação das indicações.
Vale lembrar que entre os 10 mil membros da Academia, grupo responsável por votar nas indicações e vitórias do Oscar, há menos de 70 brasileiros.
Nas redes sociais de Laxe, brasileiros já o criticam por sua declaração.
Indicado em Melhor Filme Internacional e Melhor Som no Oscar, Sirat acompanha um pai e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis.
Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.
Depois de dividir o prêmio do júri, uma espécie de medalha de bronze, no último Festival de Cannes, Sirat abriu a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e tem assinatura da produtora El Deseo, dos irmãos Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar, e é distribuído no Brasil pela Retrato Filmes. A estreia está agendada para 26 de fevereiro nos cinemas.
Últimas Notícias
Antes da bola rolar no Estádio Rei Pelé, clássico CSA x CRB tem cenas de violência pelas ruas de Maceió
Para Daniel Barbosa, políticas públicas devem priorizar quem mais precisa
Acidente envolvendo Biz e Cinquentinha deixa homem em estado grave, na Rodovia AL 485, em Arapiraca
Rotam e Raio prendem homem com arma e drogas na sede de torcida organizada
Adestrador alerta para riscos de cães agressivos e falta de responsabilidade de tutores em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

