Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a apreensão e proibiu a venda de medicamentos injetáveis, conhecidas como "canetas emagrecedoras do Paraguai", que não têm registro no Brasil.
Decisão atinge medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG e de retatrutida de todas as marcas. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (21) no DOU (Diário Oficial da União).
Eles são comercializados sem registro da Anvisa. A agência determinou a apreensão dos produtos e proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso deles.
Agência diz que os medicamentos eram divulgados por perfis de Instagram. "As ações de fiscalização determinadas se aplicam a quaisquer pessoas físicas/jurídicas ou veículos de comunicação que comercializem ou divulguem os produtos", diz a resolução publicada no DOU.
No Brasil, a única tirzepatida aprovada pela Anvisa é o Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly. A princípio o medicamento foi registrado pela agência, em 2023, para o tratamento do diabetes.
Em junho de 2025, a Anvisa ampliou a indicação do Mounjaro para tratamento de obesidade e sobrepeso com comorbidade. Ele só pode ser vendido em farmácias regulamentadas e com receita médica.
Já a retatrudida, também da Eli Lilly, ainda está em fase de testes, ou seja, não está aprovada em nenhum país. O medicamento apresentou resultados inéditos ao promover uma das maiores perdas de peso já vistas em estudos clínicos e ainda reduzir a dor no joelho causada por osteoartrite. Apesar dos resultados animadores, sua eficácia e segurança ainda estão sendo testadas e, portanto, o processo de aprovação regulatória junto à agências reguladoras sequer foi iniciado.
Últimas Notícias
Polícia Civil realiza operação para prender suspeitos de homicídios em Maceió e Região Metropolitana
ASA vence o Cururipe por 2X0 no municipal e garante permanência no terceiro lugar da tabela
Vereador Alisson da Tim anuncia recompensa de R$ 100 mil por informações que levem à prisão de foragido suspeito de estuprar jovem de Coité do Noia
Parlamento Europeu pede que Justiça avalie acordo com Mercosul
Prefeitura de Arapiraca confirma show da Banda Eva no Folia de Rua no dia 29 de janeiro
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

