Semu inicia Percurso Formativo Territorial do Alagoas Lilás em Delmiro Gouveia
A Secretaria de Estado das Mulheres de Alagoas (Semu) promove, nos dias 22 e 23 de janeiro, o Percurso Formativo Territorial. A primeira edição do ano será, na Escola Estadual Watson de Gusmão, no município de Delmiro Gouveia, no Sertão.
A iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Natura amplia o alcance das políticas públicas, com uma atuação permanente, integrada e mais próxima da realidade de cada município.
O Percurso Formativo Territorial propõe um espaço de qualificação técnica, alinhamento institucional e construção coletiva, reunindo profissionais e representantes de serviços que atuam diretamente na proteção e garantia de direitos das mulheres.
Para a secretária de Estado das Mulheres de Alagoas (Semu), Marília Albuquerque, o Percurso representa um avanço importante na interiorização das políticas públicas e na consolidação de uma rede mais preparada e integrada em todo o estado.
“É um movimento de fortalecimento real da rede. A Semu está indo até os municípios para construir, junto com os profissionais do território, caminhos mais rápidos, humanos e eficientes para a proteção das mulheres”, destacou a secretária.
Ao longo dos dois dias de programação, a formação aborda temas fundamentais para o enfrentamento à violência de gênero e o aprimoramento da resposta institucional no município. Um dos temas a serem discutidos é a rota crítica das mulheres em situação de violência e procedimentos que possam evitar a revitimização institucional, fortalecendo práticas mais acolhedoras e efetivas.
Alagoas Lilás
A política Alagoas Lilás é uma iniciativa do Governo de Alagoas pioneira no país, que estabelece uma atuação permanente, contínua e estruturada para o enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o estado.
Diferente de ações pontuais, o Alagoas Lilás funciona como uma política pública que organiza e fortalece a rede de proteção, garantindo que os municípios tenham apoio técnico, formação e articulação para oferecer atendimento mais eficiente, humanizado e integrado às mulheres.
O objetivo é fazer com que os serviços conversem entre si, que os fluxos de atendimento funcionem na prática e que nenhuma mulher fique sem acolhimento por falta de orientação, encaminhamento ou estrutura no território.
Últimas Notícias
Alagoana de 31 anos está desaparecida há 10 dias no interior do Mato Grosso
MP recomenda proibição de veículos na areia e paredões no Carnaval 2026 do Pontal do Peba
Guarda Municipal de Traipu recebe novo fardamento em ação de valorização da corporação
Mulher morre após ser atropelada ao atravessar rodovia AL-220, no Agreste alagoano
Secretário goiano que matou filho e se matou era genro do prefeito, que passou mal ao saber da notícia
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

