Família de alagoano desaparecido em São Paulo pede apoio do MP-AL nas buscas
A família do alagoano Rafael da Silva Barros está em busca de informações sobre o paradeiro do jovem, que desapareceu no dia 5 de janeiro deste ano, no município de Jundiaí, interior de São Paulo. Diante da falta de notícias, os parentes, que residem em Alagoas, recorreram ao Ministério Público de Alagoas (MP-AL) em busca de apoio.
Por meio do Núcleo de Apoio às Vítimas de Desaparecidos (Navid), o MP-AL acionou o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) e instaurou um procedimento para acompanhar o caso e colaborar com as investigações.
Segundo informações registradas em boletim de ocorrência, Rafael saiu de casa por volta das 5h36 do dia 5 de janeiro de 2026, levando apenas o aparelho celular. Nos dias seguintes, o telefone permaneceu ativo. Em uma das ligações realizadas, há indícios de que o jovem estaria na Estação Francisco Morato, seguindo em direção a Jundiaí.
Os familiares também relataram que, até o sábado, dia 10, Rafael ainda visualizava mensagens recebidas no celular, mas não chegou a responder aos contatos, o que aumentou a preocupação da família.
A promotora de Justiça Marluce Falcão, coordenadora do Navid, explicou que o caso foi imediatamente comunicado às autoridades paulistas. De acordo com ela, o Plid de Alagoas registrou o desaparecimento no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) e acionou o Plid de São Paulo, solicitando diligências e acompanhamento das buscas pela Polícia Civil.
A promotora destacou ainda que a atuação do Plid ocorre por meio de uma rede nacional articulada pela Comissão de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), permitindo a integração entre os estados para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas.
Últimas Notícias
Bolsonaro gostou de transferência à Papudinha, e decisão foi vista como 'bom gesto', dizem aliados
Fiocruz conduzirá estudo com injeção contra HIV em sete cidades
RedeTV! encerra contrato de Luciana Gimenez após 25 anos
Palmeiras terá mando de campo contra Corinthians na Supercopa Feminina
Confira a previsão do tempo para Alagoas neste fim de semana
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes
Concerto Natalino no Largo Dom Fernando Gomes

