Hospital do Coração Alagoano salva vida de bebê recém-nascido com cardiopatia
O recém-nascido Lucas Gabriel, de apenas 23 dias, foi submetido a uma cirurgia de ampliação da aorta no Hospital do Coração Alagoano. Esse é mais um dos procedimentos realizados pelo Serviço de Cardiopediatria da unidade gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Após nascer na véspera de natal e ficar internado na Maternidade Santa Mônica, em Maceió, o bebê foi transferido para o no Hospital do Coração, que é referência em cardiologia e cirurgia cardiovascular na capital alagoana. A mãe, Laysa Silva, descobriu que o pequeno ia nascer com uma cardiopatia congênita aos sete meses de gestação.

“Quando ele nasceu, foi direto para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Eu só fui ter contato com ele no dia seguinte para ver se ele conseguia mamar sem cansar, aí percebi que o jeitinho de respirar dele era diferente. Quando soube que ele ia passar pela cirurgia, fiquei com medo e nervosa, mas deu tudo certo”, explica a mãe do recém-nascido.
O que é a coarctação da aorta?
A coarctação da aorta é um estreitamento de nascença de uma parte da aorta, a principal artéria do corpo, forçando o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Essa condição pode causar hipertensão nos braços e pulsos fracos nas pernas, podendo levar a complicações graves como insuficiência cardíaca, aneurismas ou até acidente vascular cerebral se não tratada. Segundo o cirurgião cardiovascular pediátrico, José Leitão, para solucionar o estreitamento, foi realizada uma cirurgia de ampliação da aorta.
“Existem outras formas de abordar esse procedimento a depender da anatomia e da localização da coarctação, sem ser necessária a abordagem da cirurgia aberta através de uma colocação de um stent. Mas no caso dessa criança, como a anatomia é desfavorável para o tratamento percutâneo, a gente fez a correção aberta”, detalha o médico, responsável pelas cirurgias cardíacas pediátricas.
.jpeg)
Antes mesmo da cirurgia, o bebê Lucas Gabriel também teve acesso a realização de exames importantes, como a angiotomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico no Hospital do Coração Alagoano. O pequeno paciente já recebeu alta médica e se recupera em casa.
“A recuperação dele está sendo incrível. O atendimento do hospital foi maravilhoso, desde os médicos até as técnicas e os enfermeiros. Todos estão de parabéns. Tiveram momentos que eu fiquei muito nervosa e tinha a equipe para conversar comigo. Eu agradeço muito pelo acolhimento”, enfatiza a mãe do Lucas Gabriel.
Últimas Notícias
Motorista morre após caminhão cair em ribanceira na BR-101, em Rio Largo
Incêndios no sul do Chile deixam mortos e mais de 50 mil desalojados
Após ser flagrado embriagado em blitz, motociclista é preso em Maceió
VÍDEO: Raízes de Arapiraca homenageia 15 pessoas em sua 29ª edição
Mortes em protestos no Irã chegam a 5.000, diz agência; líder supremo volta a culpar Trump por mortes
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes
Morte em churrascaria de Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

