Audiovisual arapiraquense ganha destaque em 2025 com premiações em mostras de cinema
Com direção de Tarcísio Ferreira, produções arapiraquenses conquistam reconhecimento e projetam o audiovisual local
O audiovisual produzido em Arapiraca inicia 2025 em evidência no cenário cultural alagoano. Obras dirigidas pelo cineasta Tarcísio Ferreira conquistaram importantes reconhecimentos na 16ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, reafirmando a força do cinema feito no interior do estado e sua capacidade de dialogar com públicos e críticas para além das fronteiras locais.
O curta “Guia” foi duplamente premiado: recebeu Menção Honrosa e também o Prêmio Olhar Crítico Elinaldo Barros, concedido pelos participantes do Laboratório de Crítica Cinematográfica, realizado em parceria com o Mirante Cineclube e o Alagoar. Já o videoclipe “Poeta Mago Véio – Toada a Galope”, também dirigido por Tarcísio Ferreira, venceu o Prêmio de Melhor Videoclipe, concedido pelo Júri Oficial da Mostra.
Os reconhecimentos reforçam um momento de consolidação do audiovisual arapiraquense, marcado pela diversidade de linguagens, pela experimentação estética e pelo compromisso com narrativas que refletem o território, a memória e a poesia popular do Agreste alagoano.
Em nota, o diretor celebrou as premiações e destacou a importância das políticas públicas para a continuidade do cinema independente fora dos grandes centros:
“Estou muito orgulhoso de fazer parte desse momento do cinema alagoano, onde as múltiplas maneiras do fazer cinematográfico formaram um grande movimento artístico e independente dentro do nosso estado. Receber essas premiações não só me motiva a permanecer nessa construção de um cinema singular, como também revela que é possível fazer cinema no interior e que nossas histórias podem romper fronteiras. É imprescindível que as políticas públicas sejam cada vez mais amplas para que realizadores como eu possam levar nossa poesia e nossa realidade ainda mais longe.”
A 16ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma produção da Casa Mutum (@casamutum) e uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL) (@forumaudiovisual.al). O evento é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura (@minc), do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa(@secult), com apoio cultural do Sesc Alagoas (@sescalagoas).
Com os prêmios conquistados, Arapiraca reafirma seu papel como um dos polos criativos do audiovisual alagoano, projetando 2025 como um ano de ainda mais visibilidade, circulação e fortalecimento do cinema feito no interior.
Últimas Notícias
Professor é preso após trocar notas altas por fotos íntimas de alunos
Acidente de carro deixa uma pessoa ferida em Maceió
Paciente de cirurgia cardíaca internado no Hospital Chama precisa de doações de sangue
Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (15)

