Audiovisual arapiraquense ganha destaque em 2025 com premiações em mostras de cinema

Com direção de Tarcísio Ferreira, produções arapiraquenses conquistam reconhecimento e projetam o audiovisual local

Por Redação 13/01/2026 16h04
Por Redação 13/01/2026 16h04
Audiovisual arapiraquense ganha destaque em 2025 com premiações em mostras de cinema
Filme premiado na Mostra Sururu - Foto: Reprodução



O audiovisual produzido em Arapiraca inicia 2025 em evidência no cenário cultural alagoano. Obras dirigidas pelo cineasta Tarcísio Ferreira conquistaram importantes reconhecimentos na 16ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, reafirmando a força do cinema feito no interior do estado e sua capacidade de dialogar com públicos e críticas para além das fronteiras locais.

O curta “Guia” foi duplamente premiado: recebeu Menção Honrosa e também o Prêmio Olhar Crítico Elinaldo Barros, concedido pelos participantes do Laboratório de Crítica Cinematográfica, realizado em parceria com o Mirante Cineclube e o Alagoar. Já o videoclipe “Poeta Mago Véio – Toada a Galope”, também dirigido por Tarcísio Ferreira, venceu o Prêmio de Melhor Videoclipe, concedido pelo Júri Oficial da Mostra.

Os reconhecimentos reforçam um momento de consolidação do audiovisual arapiraquense, marcado pela diversidade de linguagens, pela experimentação estética e pelo compromisso com narrativas que refletem o território, a memória e a poesia popular do Agreste alagoano.

Em nota, o diretor celebrou as premiações e destacou a importância das políticas públicas para a continuidade do cinema independente fora dos grandes centros:

“Estou muito orgulhoso de fazer parte desse momento do cinema alagoano, onde as múltiplas maneiras do fazer cinematográfico formaram um grande movimento artístico e independente dentro do nosso estado. Receber essas premiações não só me motiva a permanecer nessa construção de um cinema singular, como também revela que é possível fazer cinema no interior e que nossas histórias podem romper fronteiras. É imprescindível que as políticas públicas sejam cada vez mais amplas para que realizadores como eu possam levar nossa poesia e nossa realidade ainda mais longe.”

A 16ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma produção da Casa Mutum (@casamutum) e uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL) (@forumaudiovisual.al). O evento é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura (@minc), do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa(@secult), com apoio cultural do Sesc Alagoas (@sescalagoas).

Com os prêmios conquistados, Arapiraca reafirma seu papel como um dos polos criativos do audiovisual alagoano, projetando 2025 como um ano de ainda mais visibilidade, circulação e fortalecimento do cinema feito no interior.