Campanha busca doações de sangue para cirurgia cardíaca de homem internado no Hospital do Coração Alagoano

Por Redação 07/01/2026 08h08 - Atualizado em 07/01/2026 09h09
Por Redação 07/01/2026 08h08 Atualizado em 07/01/2026 09h09
Campanha busca doações de sangue para cirurgia cardíaca de homem internado no Hospital do Coração Alagoano
Homem precisa de doações de sangue - Foto: Reprodução

Uma campanha solidária promovida por amigos e familiares busca doações de sangue para tornar possível a cirurgia cardíaca de Domicio Pereira da Silva, que está internado no Hospital do Coração Alagoano. 

O tipo sanguíneo do paciente é o A positivo (A+), mas doadores com outras tipagens também podem ajudá-lo, dependendo dos critérios técnicos dos hemocentros.

Para realizar a doação, é preciso procurar as unidades de Arapiraca ou Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e informar para qual pessoa o gesto solidário será destinado.

Os responsáveis pela campanha pedem que uma foto do comprovante de doação seja enviada para um dos números a seguir: (82) 99937-4202 – Herbert, (82) 99920-1950 – Erica e (82) 98101-4838 – Erlania.

Em Arapiraca, a Unidade Eldorado do Hemoal funciona na Rua Marechal Floriano Peixoto, próxima à Escola Alternativa. Já em Maceió, a Unidade Trapiche está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e a Unidade Via Expressa, está situada na Avenida Menino Marcelo, anexa ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA).

Para se candidatar à doação voluntária de sangue são listados critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de estar bem de saúde, é necessário ter entre 16 a 69 anos de idade, pesar 50 quilos ou mais e portar um documento de identificação oficial e original com foto, além de estar acompanhado dos pais ou do responsável legal, caso seja menor de 18 anos.

Para doar sangue não se pode estar em jejum, mas não se deve ter ingerido comidas gordurosas. Quanto às bebidas alcoólicas, elas não devem ser ingeridas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue, o que se aplica, também, aos exercícios físicos.

É necessário que o voluntário tenha dormido pelo menos 6 horas na noite anterior para que esteja apto.

Com relação a quem colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento para praticar o gesto voluntário é temporário e vale por apenas um ano.

As pessoas que estiverem gripadas, devem aguardar 15 dias, após o desaparecimento dos sintomas, para comparecerem ao Hemoal e se candidatarem à doação voluntária de sangue.

Mas também há os impeditivos definitivos para doar sangue. No caso do voluntário que tenha contraído a hepatite após os 11 anos de idade, ou esteja acometido pelo vírus HIV, pela Aids, doença de Chagas ou sífilis, a proibição é permanente, conforme o Ministério da Saúde.

No caso das mulheres, elas são proibidas apenas durante o período gestacional ou pelo tempo em que estiverem amamentando.