Venezuela: Delcy Rodríguez assume presidência interina e se diz triste

Por Metrópoles 05/01/2026 16h04
Por Metrópoles 05/01/2026 16h04
Venezuela: Delcy Rodríguez assume presidência interina e se diz triste
Nova presidente da Venezuela - Foto: Drew Angerer/Getty Images

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assumiu nesta segunda-feira (5/1) a Presidência interina do país, após a captura do presidente Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Supremo de Justiça e reconhecida pelas Forças Armadas, que a mantêm no cargo por 90 dias para garantir a continuidade administrativa e a defesa da nação.

Durante o juramento, Rodríguez afirmou: “Venho com profunda tristeza pelo sequestro do Presidente Nicolás Maduro e da Primeira-Dama Cilia Flores. Unamo-nos como uma só nação para fazer a Venezuela avançar nestes momentos terríveis que ameaçam a estabilidade e a paz do país.”


Ela disse ainda que assume “com dor”, mas “com honra”.

O mandato inicial da presidente interina de 90 dias poderá ser estendido por mais três meses pela Assembleia Nacional, embora o Tribunal Supremo tenha evitado se pronunciar sobre a natureza definitiva da ausência de Maduro, que enfrente nos Estados Unidos acusações relacionadas ao narcotráfico.



Na decisão, a Câmara Constitucional do tribunal adotou o conceito de “ausência forçada”, sem previsão na Constituição, para justificar uma medida provisória. Segundo a Carta Magna, caso ocorra vacância absoluta na Presidência, devem ser convocadas novas eleições em até 30 dias.