Vacina+ percorre 82 municípios e analisa quase 10 mil cadernetas de vacinação em 2025
Garantir que nenhuma criança fique para trás quando o assunto é vacinação. Esse é o foco do Vacina+, programa da Secretaria de Estado da Primeira Infância (CRIA) que vem ampliando sua presença em Alagoas e fortalecendo o cuidado com a saúde das crianças de 0 a 5 anos. Ao longo da execução do Censo Vacinal, a iniciativa já analisou mais de 31 mil cadernetas de vacinação em 82 municípios alagoanos. Dessas cadernetas, 22.967 crianças estavam em atraso.
Somente em 2025, o programa avaliou 9.792 cartões de vacinação, reforçando a estratégia de monitoramento contínuo da cobertura vacinal infantil no estado. O levantamento permite identificar atrasos, mapear fragilidades e apoiar os municípios na atualização do esquema vacinal das crianças.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, a presença do Vacina+ nos municípios evidencia a prioridade dada à imunização infantil pelo Governo de Alagoas.
“O Vacina+ é uma ferramenta estratégica para garantir que as crianças estejam protegidas desde os primeiros anos de vida. Quando analisamos mais de 30 mil cadernetas e chegamos a 82 municípios, estamos falando de um esforço coletivo, feito em parceria com as prefeituras, para assegurar o direito à saúde na primeira infância”, afirmou.
Levantamento orienta ações de saúde nos municípios
O trabalho do Vacina + é contínuo. As partir da análise das cadernetas, as informações são sistematizadas e encaminhadas às gestões municipais, responsáveis por convocar as famílias e realizar a atualização das vacinas em atraso. O trabalho conjunto fortalece a rede de atenção básica e amplia o alcance das políticas públicas voltadas à primeira infância.
Além do levantamento técnico, o programa atua com orientações para equipe de saúde municipal com relação ao preenchimento correto das cadernetas, a mobilização das famílias para aderirem aos programas de imunização e o esclarecimento de dúvidas relacionadas à segurança dos imunizantes.
A secretária destacou ainda que o trabalho exige corresponsabilidade entre Estado e municípios. “A secretaria realiza o censo vacinal, mas a atualização das doses acontece no território, com o apoio das equipes municipais. É uma via de mão dupla”, completou.
Últimas Notícias
Policiais penais apreendem celulares e drogas no Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió
Até o agora, Operação Lei Seca registrou 20 prisões por embriaguez ao volante durante o Carnaval em Alagoas
Homem é preso com garrucha e munições durante patrulhamento, na AL 145, em Pariconha
Tráfico de drogas é flagrado durante evento carnavalesco em Igreja Nova
Homem é preso por desacato e por danificar viatura da PM, na Canafístula, em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

