Correios: funcionários fazem paralisação parcial em 9 estados
Parte dos funcionários dos Correios decidiu entrar em paralisação na noite desta quarta-feira (16), informou a empresa. A greve parcial ocorre em meio a discussões sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com o sindicato da categoria.
Em comunicado aos funcionários, os Correios dizem que a paralisação acontece de forma localizada e atinge 9 estados. Procurada pelo g1, a empresa confirmou quais são:
Ceará
Mato Grosso
Minas Gerais
Paraíba
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo
"Do total de 36 sindicatos, 24 não aderiram ao movimento de paralisação. O monitoramento realizado nesta quarta-feira (17) indica que cerca 91% dos empregados seguem trabalhando normalmente, considerando o efetivo total da empresa", informou, em comunicado a funcionários.
Ainda de acordo com a companhia, a operação nacional "permanece majoritariamente em funcionamento, com impactos pontuais em unidades específicas, sem comprometimento sistêmico dos serviços".
Diante da paralisação, os Correios também acionaram o chamado Plano de Continuidade do Negócio (PCN), que orienta as medidas operacionais adotadas "para mitigar os impactos" e "garantir a continuidade dos serviços prioritários".
Veja a nota dos Correios na íntegra:
Todas as agências estão abertas e as entregas seguem sendo realizadas em todo o território nacional. Atualmente, cerca de 91% do efetivo da empresa está em atividade. Dos 36 sindicatos que representam os trabalhadores da estatal, 24 não aderiram ao movimento de paralisação.
A adesão registrada é parcial e localizada, com concentrações em estados como Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para mitigar eventuais impactos operacionais, a empresa adotou medidas contingenciais que garantem a continuidade dos serviços essenciais à população.
Os Correios reafirmam seu compromisso com o diálogo responsável, a sustentabilidade da empresa e a preservação dos empregos. A estatal permanece empenhada na construção de um consenso com as representações dos trabalhadores, sob a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Últimas Notícias
Morto após sair do presídio do Agreste, “Aranha” tinha condenações por tráfico, homicídios e sequestro
Secretaria de Educação de Alagoas oferece últimas vagas para curso gratuito de Libras até esta quarta-feira
Polícia Militar apreende arma de fogo, drogas e materiais ilícitos em ações no interior
MIDR reconhece situação de emergência por estiagem em Olho D’Água do Casado e Senador Rui Palmeira
Alfredo Gaspar é reconduzido à CCJC pelo quarto ano consecutivo e reforça atuação firme na Câmara
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

