Governador anuncia doação de 30 mil CNHs do Trabalhador
Os 33 primeiros aprovados no programa CNH do Trabalhador receberam, na noite dessa terça-feira (16), a Carteira Nacional de Habilitação. A entrega do documento físico foi feita pelo governador Paulo Dantas e pelo diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman. A iniciativa custeia totalmente a formação dos condutores e os valores para obtenção da CNH a 3.505 pessoas na edição deste ano. Para 2026, mais 30 mil vagas serão abertas.
A solenidade aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto. A iniciativa é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e contempla beneficiários nas categorias A (motocicleta) e B (automóvel), que já foram aprovados nos exames práticos.
"Nessa primeira etapa, um total de 3.505 pessoas foram selecionadas, das quais 33 já concluíram a fase de exame final e obtiveram a CNH. Com a implementação da nova legislação, a partir de janeiro, estimamos que, até meados do ano que vem, no máximo, todas as 3.505 pessoas estarão habilitadas", informou Fireman.
Em seu discurso, o governador determinou a convocação, para o próximo ano, de mais 30 mil beneficiários do programa.
"É com satisfação que participo de um evento que promove o bem-estar social, garantindo oportunidades para o pleno exercício da cidadania, segurança jurídica e tranquilidade para que as pessoas alcancem seus objetivos. Todos nós merecemos e devemos ter acesso a direitos e garantias", ressaltou o governador.
"Anunciamos hoje a convocação de mais 30 mil pessoas, que serão integradas ao novo modelo. O tempo para obtenção da CNH será otimizado", acrescentou Fireman.
Beneficiários
Os novos condutores contemplados nesta terça iniciaram o processo em setembro e tiveram todas as etapas totalmente pagas pelo programa. A versão digital do documento desses aprovados já está disponível no aplicativo oficial da Carteira Nacional de Habilitação.
O programa conta com investimento total de R$ 3,1 milhões, sendo R$ 1 milhão proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Silvio Camelo, que também compareceu à solenidade, junto com o vereador por Maceió, Silvio Camelo Filho.
"Hoje, celebramos essa conquista, uma história que demonstra a capacidade do governo de alcançar aqueles que mais precisam. Centenas de famílias dependem do trabalho daqueles que atuam em serviços de entrega, como drogarias, pizzarias, restaurantes e mototáxis, ou mesmo como motoristas, sem possuir a CNH. A principal dificuldade era o custo para obter a carteira, tornando-a inacessível com seus rendimentos. Agora, não é mais", comemorou Silvio Camelo.
A ação integra as políticas públicas do Governo de Alagoas voltadas à inclusão social, qualificação e ampliação do acesso a oportunidades de trabalho.
O ambulante Lucas Lopes da Silva foi um dos beneficiados pela CNH do Trabalhador e falou em nome dos contemplados, durante a solenidade.
"Ter a habilitação era um objetivo distante devido às minhas condições financeiras. Agora, por meio deste programa, concretizei esse sonho e sou extremamente grato. Atualmente, trabalho na Ponta Verde. Com a CNH, planejo adquirir um veículo para facilitar o transporte de mercadorias e impulsionar meus negócios", agradeceu.
Últimas Notícias
Suspeitos de violência e crimes, 24 integrantes de torcidas organizadas são proibidos pela justiça de frequentar estádios em Alagoas
Prefeitura de Penedo inaugura praça e santuário no Conjunto Nilo Menezes
Polícia identifica cinco suspeitos por morte de jovem no Jacintinho; crime pode ter sido cometido por engano
Extradição de Carla Zambelli entra na fase final e decisão da Justiça italiana pode sair até próxima quarta-feira
Após pressão, Dias Toffoli deixa a relatoria de investigação sobre o Banco Master e novo relator é definido
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

