Quaest, 1º turno: Lula lidera, e Flávio é 2º em todos os cenários; Ratinho tem 13% e Tarcísio, 10%
O presidente Lula (PT) lidera em todos os cenários de 1º turno pesquisados em levantamento divulgado pela Quaest nesta terça-feira (16), com percentuais que vão de 34% a 41% a depender dos adversários. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece em segundo lugar nos seis cenários pesquisados.
Esta é a primeira pesquisa realizada sem o nome de Jair Bolsonaro desde que o ex-presidente indicou o filho senador como candidato à presidência em 2026. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), teria 13% num cenário em que disputasse com Lula (que teria 39%), Flávio (que teria 23%), Renan Santos (2%) e Aldo Rebelo (2%).
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 10% no mesmo cenário (Lula teria 41%; Flávio, 23%; Renan, 2%; e Aldo, 1%).
No mesmo cenário, Romeu Zema (Novo), governador do Minas Gerais, teria 6% (Lula, 39%; Flávio, 27%; Renan, 2%; Aldo, 2%).
Ainda no mesmo cenário, Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, teria 4% (Lula, 39%; Flávio, 27%; Renan, 3%; Aldo, 2%).
A Quaest também simulou um cenário em que Lula disputa a reeleição contra seis adversários. Veja os números:
Lula: 37%
Flávio: 23%
Ratinho: 11%
Zema: 4%
Caiado: 3
Renan: 1%
Aldo 1%
Há, ainda, um cenário em que Lula disputa contra sete adversários. Veja os números:
Lula: 34%
Flávio: 21%
Ratinho: 12%
Ciro: 8%
Zema: 4%
Caiado: 2%
Renan: 1%
Aldo: 1%
No segundo turno, Lula venceria todos os adversários pesquisados.
A pesquisa mostra também que:
- Aprovação (48%) e desaprovação (49%) de Lula seguem empatadas tecnicamente
- 54% acham que Bolsonaro errou ao escolher Flávio, e 62% não votariam no senador para presidente
- A parcela que acha que Lula se saiu melhor no embate do tarifaço cresceu de 49% para 54%
Aprovação de Lula
A pesquisa mostra também que Lula é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 48%.
Os números representam empate técnico – mesmo cenário registrado no levantamento anterior, de novembro, quando 50% desaprovavam e 47% aprovavam.
A pesquisa revela ainda que caiu o percentual de pessoas que acham que a economia piorou (de 43% para 38%, e cresceu a de pessoas que acham que ficou mais fácil conseguir um emprego (de 39% para 44%).
A fatia de pessoas que acham que Lula deve se candidatar subiu; e a dos que acham que não deve oscilou quatro pontos para baixo, no limite da margem de erro.
Últimas Notícias
Professor morre após ser encontrado desacordado em residência em Delmiro Gouveia
Governador entrega furgões a seis municípios alagoanos e potencializa PAA em Alagoas
Homem é morto com tiros na cabeça após ser chamado na porta de casa em Arapiraca
PSS 2026: Semed Penedo indefere recursos e mantém resultado preliminar da etapa de Plano de Gestão para gestores escolares

