Comprovante de residência será obrigatório para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
Para ampliar a segurança e padronizar o modelo da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todo o país, o Governo Federal passou a exigir um comprovante de residência atualizado para quem solicitar o documento. A nova etapa entra em vigor em Alagoas no próximo dia 15 de dezembro, e vale também para os atendimentos realizados nas Casas de Direitos, unidades coordenadas pela Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev).
De acordo com a assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, a medida ajuda a tornar o atendimento mais rápido e evita pendências que, muitas vezes, impedem a conclusão do processo.
“O objetivo é garantir mais segurança e precisão na identificação dos cidadãos. O comprovante de residência será anexado junto aos demais documentos pessoais do requerente, evitando pendências e garantindo maior agilidade no atendimento”, explica.
A coordenadora reforça que a emissão da carteira de identidade realizada na Casa de Direitos permanece gratuita, mas orienta que os usuários estejam atentos às novas regras e confiram com antecedência a validade dos comprovantes para não comprometer o atendimento.
“O serviço continua o mesmo. O usuário deve comparecer à Casa de Direitos munido da Certidão de Nascimento ou Casamento, do CPF, e, agora, do Comprovante de Residência. Lembrando que o processo que não atender aos pré-requisitos será cancelado”, completa Amanda Lima.
Caso a pessoa tenha interesse, também é possível incluir outros dados, como o número da CNH, NIS, PIS/PASEP e Título de Eleitor, bastando apresentar o documento original. Para pessoas em situação de rua, será cadastrado o endereço do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), que funciona como ponto de apoio para pessoas que utilizam espaços públicos como lugar de moradia.
Últimas Notícias
Hospital de Emergência do Agreste intensifica ações para captação interna de doação de sangue
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
EUA retiram punições a Moraes e esposa pela Lei Magnitsky
Suspeito de homicídio morre em confronto com a PM em Maragogi
PM participa de operação e desarticula ponto de desmanche e comércio ilegal de veículos no Agreste
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Black Friday 2025

