Morre Marcelo VIP, golpista que inspirou filme estrelado por Wagner Moura
Morreu nesta terça-feira Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido nacionalmente como Marcelo VIP e apontado como um dos maiores golpistas do Brasil. Palestrante e escritor nos últimos anos, ele tinha 49 anos e faleceu em Curitiba (PR).
O GLOBO confirmou com o advogado e amigo Nilton Ribeiro que ele era bariátrico e faleceu em decorrência de complicações hepáticas, doença crônica caracterizada pela formação de cicatrizes no fígado e pelo comprometimento progressivo do funcionamento do órgão.
Qual foi o golpe de Marcelo VIP?
Rocha morou em Cuiabá e cumpriu parte de suas penas na Penitenciária Central do Estado (PCE). A notoriedade de Marcelo VIP se consolidou após um golpe em 2001. Durante uma festa no Recife (PE), ele se passou por Henrique Constantino, um dos fundadores da Gol Linhas Aéreas, concedendo entrevistas a programas de TV como se fosse o empresário. A audácia chamou atenção nacional e internacional e enganou celebridades como Amaury Jr., Ricardo Macchi, Marcos Frota e Carolina Dieckmann.
A história de seus golpes, fugas e prisões inspirou o filme "VIPs - Histórias reais de um mentiroso", estrelado por Wagner Moura e lançado em 2011. Na época das filmagens, Marcelo estava preso na PCE, onde permaneceu por quatro anos até progredir de regime em 2014. Como não havia unidade disponível para o semiaberto, passou a cumprir pena em casa, monitorado por tornozeleira eletrônica.
Em 2018, porém, ele voltou a ser preso sob acusação de forjar documentos para conseguir progressão de regime. Ao longo da vida, acumulou condenações por associação ao tráfico, roubo de avião, estelionato e falsidade ideológica. Foi preso ao menos 12 vezes e protagonizou seis fugas do sistema prisional. Após deixar a cadeia pela última vez, Rocha buscou reescrever sua trajetória e passou a atuar como palestrante e escritor.
Filme premiado
Lançado em 2010, o filme teve 600 mil espectadores e ganhou quatro prêmios no Festival do Rio, entre melhor filme, melhor ator (Wagner Moura), melhor ator coadjuvante (Jorge D'Elía) e melhor atriz coadjuvante (Gisele Fróes).
Quem era Marcelo VIP?
Marcelo Nascimento da Rocha nasceu em Maringá, em 19 de março de 1976, filho de Josélia Nascimento e de Aparecido Hildo da Rocha. Nas décadas de 1990 e 2000, foi piloto de avião para o narcotráfico e se tornou um dos golpistas mais famosos do Brasil. Além do golpe mais famoso, quando fingiu ser o dono da Gol, ele também se passou por guitarrista do Engenheiros do Hawaii e representante do Primeiro Comando da Capital (PCC) como líder de rebelião.
Com o divórcio dos pais, em 1984, passou a viver entre o Paraná e uma fazenda em Rondônia, para onde o seu pai havia se mudado. Em seu livro, ele diz que foi após a morte do pai, por infarto, alguns anos depois, que decidiu se “aventurar” e “conhecer” o mundo. Como não tinha dinheiro, começou a aplicar golpes para conseguir viajar.
Últimas Notícias
Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável e importunação sexual em Santana do Ipanema
Ataque que deixou três pessoas baleadas em Marechal Deodoro está sob investigação
Apreensão de cerca de R$ 50 mil em cocaína é registrada em Arapiraca; traficante trazia droga do Paraguai para Alagoas
Polícia Civil prende suspeito de participação em duplo homicídio em Carneiros
Arapiraca: Marido chega em casa embriagado e fica irritado com pergunta feita pela esposa, que é agredida com socos
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
3º BPM realiza formatura do1º Ciclo de Instruções de Nivelamento Operacional
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
1ª Jomart Run

