Cheiro forte de pum pode evitar avanço do Alzheimer, aponta estudo
Se você conhece alguém famoso por soltar um pum daqueles “arrasadores”, pode ser que essa pessoa — sem saber — esteja oferecendo um benefício inesperado. Um estudo da Universidade Johns Hopkins sugere que o cheiro forte, típico de “ovo podre”, pode ter relação com um gás capaz de ajudar a proteger o cérebro contra o avanço do Alzheimer.
De acordo com os pesquisadores, o composto responsável pelo odor, o sulfeto de hidrogênio, desempenha um papel importante no organismo. O corpo humano já produz naturalmente essa substância, que participa de funções como metabolismo celular e dilatação dos vasos sanguíneos. Mas a produção do gás diminui conforme envelhecemos, o que pode influenciar no declínio cognitivo.
Para investigar o potencial terapêutico do sulfeto de hidrogênio, cientistas injetaram em ratos um composto desenvolvido na Universidade de Exeter, no Reino Unido, capaz de liberar pequenas quantidades do gás ao longo do tempo. Após uma semana, os roedores tratados apresentaram uma melhora de até 50% em testes de cognição e função motora.
O achado chamou atenção porque o gás conseguiu impedir a ação de uma enzima chamada GSK3β, conhecida por causar danos às células nervosas e acelerar o processo de deterioração cognitiva ligado ao Alzheimer.
“Entender essa sequência de eventos é importante para criar terapias que bloqueiem essa interação, do mesmo modo que o sulfeto de hidrogênio faz”, explicou o doutorando Daniel Giobinazzo.
Últimas Notícias
COI proíbe ucraniano de usar capacete com fotos de mortos na guerra
Ex-Corinthians, Élton Arábia anuncia retorno ao futebol aos 39 anos
Botafogo assina primeiro contrato profissional de goleiro Bruninho Samudio
Polícia Federal apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025
Mulher desaparece ao sair do trabalho na Grande BH e é encontrada morta
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

