Fifa propõe mudança inédita para o VAR na Copa do Mundo
A Fifa apresentou ao International Football Association Board (IFAB) a possibilidade de ampliar as intervenções do árbitro de vídeo na Copa do Mundo de 2026, incluindo a revisão de escanteios marcados de forma incorreta. A proposta foi tratada durante reunião com o órgão responsável pela regulamentação das regras do futebol.
De acordo com o jornal inglês The Telegraph, a ideia recebeu reações divididas entre os integrantes do painel técnico do IFAB. A possibilidade de adotar a revisão apenas no Mundial está em análise, já que o órgão pode conceder isenções específicas para competições de curta duração.
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas avaliadas para evitar erros evidentes durante o torneio. Em outubro, também foi analisada a inclusão do VAR em casos de expulsão por segundo cartão amarelo, hipótese que atualmente não permite intervenção. Segundo o jornal, essa mudança é considerada menos provável por envolver interpretação subjetiva.
Outras propostas chegaram a ser mencionadas, incluindo a alteração na regra de pênalti para tornar a bola "morta" após defesa do goleiro, eliminando a possibilidade de rebote. Essa sugestão, porém, já foi descartada.
As medidas debatidas serão analisadas novamente em 20 de janeiro de 2026, durante a reunião de negócios do IFAB. A partir daí, será definida a pauta que seguirá para votação na assembleia anual marcada para 28 de fevereiro.
"A maior Copa do Mundo de todos os tempos"
A cerca de sete meses para o início da Copa de 2026, 42 seleções já estão classificadas para o torneio. No evento do sorteio desta semana, técnicos de todas as equipes classificadas, incluindo Carlo Ancelotti, do Brasil, são esperados. A única exceção será o Irã, que anunciou boicote ao evento devido a restrições nos pedidos de visto.
O sorteio dos grupos do próximo Mundial terá algumas restrições já definidas: México será colocado no Grupo A, Canadá no Grupo B e Estados Unidos no Grupo D. Além disso, Espanha e Argentina, líderes do ranking da Fifa, e França e Inglaterra, logo atrás, serão posicionadas em lados opostos dos playoffs caso se classifiquem em primeiro lugar nos seus grupos.
A Copa de 2026 será o maior da história, com a participação inédita de 48 seleções, formando 12 grupos — em comparação com oito na última edição.
Últimas Notícias
Dois suspeitos por morte de idosa e tentativa de homicídio em São Miguel dos Campos são presos
Correios suspendem empréstimo de R$ 20 bilhões após veto do Tesouro Nacional
Ifal lamenta perda de estudante assassinado em São Miguel dos Campos: 'Buscava o seu crescimento pessoal'
Dezembro Vermelho: Prefeitura de Penedo disponibiliza testes rápidos de HIV nos postos de saúde
Agricultor é morto com golpes de facão na zona rural de cidade pernambucana
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Black Friday 2025
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Luciano Barbosa entrega equipamentos na Vila Bananeiras

