AL assegura a manutenção do status sanitário de área sem ocorrência de Cancro Cítrico
Com foco na sanidade dos pomares e na abertura de novos mercados de citros, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal), por meio de seu Núcleo de Defesa Vegetal, coordenou uma força-tarefa composta por fiscais estaduais agropecuários/engenheiros agrônomos do órgão, que realizou inspeções técnicas nas principais áreas comerciais de citros do estado para a manutenção do status de sem ocorrência de Cancro Cítrico.
“O foco primordial desses esforços é a vigilância fitossanitária contra doenças de alto impacto. Graças à dedicação contínua e ao rigor técnico das inspeções, o estado mantém, com sucesso, o status de sem ocorrência de Cancro Cítrico. Essa condição não é apenas um selo de qualidade para o produtor local, mas a base da credibilidade do produto alagoano perante o mercado nacional”, afirmou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Janúbia Maria.
De acordo com a representante da Adeal, paralelamente, a equipe está intensificando as ações de monitoramento para alcançar um novo marco, submetendo ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a documentação necessária para o reconhecimento do status sanitário de estado sem ocorrência de HLB (Huanglongbing ou Greening).
O HLB é uma das doenças mais destrutivas da citricultura mundial, e obter esse status representa um avanço estratégico na prevenção e garantia da perenidade da atividade em nosso território.
“A manutenção da sanidade e a busca pelo reconhecimento da certificação de área sem ocorrência do HLB são de grande relevância para a abertura de mercados dos nossos citros para outras unidades da Federação. Ao garantir a qualidade fitossanitária, eliminamos barreiras comerciais e geramos maior valor agregado para a cadeia produtiva, beneficiando diretamente os citricultores”, destacou Janúbia Maria, ressaltando o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura na força-tarefa.
Últimas Notícias
MP firma TAC e reforça medidas de segurança para Réveillon, em Alagoas
Justiça de Alagoas proíbe Equatorial de cortar energia por dívidas com mais de 90 dias
Semarh emite alerta de ventos fortes para regiões de Alagoas até quarta-feira (3)
Ação policial prende dois investigados ligados à tentativa de homicídio e ao tráfico, em Alagoas
Ronda no Bairro atende caso de agressão contra mulher em Jaraguá e registra ocorrências na parte alta da capital
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Festival da Consciência Negra em Arapiraca
Black Friday 2025
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

