'Nordestino nojento': Turista mineiro ataca policial com ofensas xenofóbicas em Maceió

Por Redação, com Ascom Polícia Civil 01/12/2025 09h09 - Atualizado em 01/12/2025 09h09
Por Redação, com Ascom Polícia Civil 01/12/2025 09h09 Atualizado em 01/12/2025 09h09
'Nordestino nojento': Turista mineiro ataca policial com ofensas xenofóbicas em Maceió
Oplit - Foto: Assessoria

A Polícia Civil de Alagoas, por meio da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), prendeu em flagrante, no último sábado (29), um homem natural de Poços de Caldas–MG, pelo crime de injúria preconceituosa por ofender um policial ao chamá-lo de “nordestino nojento”, em Maceió.

Na ocasião, a equipe da Oplit foi acionada por populares informando que estava acontecendo uma briga nas proximidades. De imediato, a guarnição foi até o local e constatou a ocorrência. 

Identificadas as partes, foi dada voz de abordagem e iniciado o procedimento policial padrão de revista pessoal. Porém, um dos abordados apresentou resistência tanto às ordens quanto a própria abordagem.

Após conclusão da busca pessoal, o policial orientou ao abordado, de 24 anos, a permanecer em silêncio para que fosse finalizado o procedimento, porém, o autor falou que o policial deveria “abordar nordestino”, alegando ser mineiro. O policial reiterou a ordem de silêncio, momento em que o autor disse: “não toque em mim, seu nordestino nojento”.

Diante da conduta agressiva e das ofensas, foi dada voz de prisão ao infrator, que resistiu novamente, sendo necessária a utilização da força física para contê-lo e algemá-lo. 

Antes de conduzi-lo à Central de Flagrantes, equipe o encaminhou para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Lúcia para avaliação médica. Na UPA o autor se direcionou ao policial dizendo que iria tomar as providências para se vingar.

Na Central de Flagrantes, enquanto se fazia a identificação do autor, ele repetiu as ameaças ao policial.