Irã vai boicotar sorteio da Copa devido a problemas com vistos dos EUA
O Irã vai boicotar o sorteio da próxima semana para a Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos em protesto contra a atribuição limitada de vistos, disse a Federação Iraniana de Futebol na sexta-feira (28).
"A delegação iraniana não estará presente no sorteio da Copa do Mundo devido ao status mais recente de emissão de vistos para a delegação iraniana para participar da cerimônia de sorteio", afirmou porta-voz da federação Amir Mehdi Alavi, segundo o site de notícias esportivas iraniano Tarafdari.
Os Estados Unidos há muito tempo impõem restrições rigorosas à concessão de vistos aos iranianos por motivos políticos e de segurança.
Alavi disse que os EUA haviam concedido vistos a quatro membros da delegação iraniana, incluindo o técnico Amir Ghalenoei, mas não deram visto ao presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj.
Alavi acrescentou que a decisão foi tomada após o que o Irã descreveu como "ações antidesportivas" das autoridades norte-americanas em relação ao sorteio de 5 de dezembro em Washington DC.
"Dado que as decisões tomadas são antidesportivas e o caminho se desviou do processo esportivo, foi decidido que a delegação iraniana não participará da cerimônia de sorteio", afirmou ele.
A federação disse que estava em contato com a Fifa há dois dias e informou o presidente Gianni Infantino e o secretário-geral. "A Fifa disse que acompanhará o assunto com seriedade", declarou Alavi, segundo o Tarafdari.
Alavi não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.
O Irã garantiu a classificação para a Copa do Mundo em março, depois de um empate em 2 a 2 com o Uzbequistão em Teerã, garantindo sua sétima participação no torneio e a quarta consecutiva.
Últimas Notícias
Presidente da Colômbia diz ter escapado de complô para assassiná-lo
COI proíbe ucraniano de usar capacete com fotos de mortos na guerra
Ex-Corinthians, Élton Arábia anuncia retorno ao futebol aos 39 anos
Botafogo assina primeiro contrato profissional de goleiro Bruninho Samudio
Polícia Federal apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

