Trabalhadores brasileiros têm até hoje (28) para receber primeira parcela do décimo terceiro salário
Em 2025, trabalhadores brasileiros vão receber mais cedo a primeira parcela do décimo terceiro salário.
A especialista em meio ambiente e segurança do trabalho Jéssica Leite nunca esperou tanto pelo décimo terceiro. Desde maio, quando mudou de cidade para trabalhar, já decidiu o destino do dinheiro.
“Essa oportunidade do décimo terceiro poder estar mobiliando esse meu apartamento. Então, hoje vai ser tudo para os móveis mesmo”, conta.
Noventa e cinco milhões de brasileiros devem receber o décimo terceiro salário. Segundo o Dieese, um potencial de injetar quase R$ 370 bilhões na economia. E em 2025, ele vai chegar mais cedo. As empresas têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela. Mas como, neste ano, cai em um domingo, o depósito deve ser feito antes: até dia 28. O mesmo vale para segunda parcela: como o prazo máximo é 20 de dezembro, um sábado, ela deve ser paga até o dia 19.
Uma indústria de alimentos de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já se preparou para a mudança das datas.
“A gente teve que fazer um planejamento do nosso fluxo de caixa, que começou desde setembro, para conseguir ter uma reserva financeira e fazer esses ajustes”, conta Ana Luiza Rodrigues, diretora de pessoas e marketing da empresa.
A analista de qualidade Marina Baia gostou da antecipação e já sabe o que vai fazer com o dinheiro:
“Eu adquiri atualmente a minha casa com meu noivo, e aí a gente pretende estar mobiliando ela com o décimo terceiro”, diz.
Agora, quem tem contas atrasadas, a dica dos economistas já é bem conhecida: usar o décimo terceiro para quitar o que está devendo e começar 2026 no azul. Opção que pode ser interessante para muita gente. O Brasil nunca teve tantos inadimplentes: são quase 80,5 milhões de pessoas que atrasaram o pagamento de alguma parcela de uma dívida.
“O mais importante é pagar para não gerar juros mais altos, porque os juros já estão altos. E o banco, obviamente, cobra juros tanto mais altos quanto maior é o risco da pessoa, mais ela vai se endividar e mais alta vai ser essa taxa”, diz Vaníria Ferrari, economista e professora de economia da PUC Minas.
Últimas Notícias
Sefaz Alagoas conclui leilão com mais de 1.270 mercadorias arrematadas
Polícia Civil instaura inquérito para investigar acidente que matou jovem no Sertão alagoano
Vídeo. Incêndio atinge fábrica de estofados e destrói materiais no bairro Planalto, em Arapiraca
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta aos 53 anos
Vídeo. Prefeitura de Arapiraca realiza solenidade para assinatura de decreto voltado à população em situação de rua
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Festival da Consciência Negra em Arapiraca

