Trabalhadores brasileiros têm até hoje (28) para receber primeira parcela do décimo terceiro salário
Em 2025, trabalhadores brasileiros vão receber mais cedo a primeira parcela do décimo terceiro salário.
A especialista em meio ambiente e segurança do trabalho Jéssica Leite nunca esperou tanto pelo décimo terceiro. Desde maio, quando mudou de cidade para trabalhar, já decidiu o destino do dinheiro.
“Essa oportunidade do décimo terceiro poder estar mobiliando esse meu apartamento. Então, hoje vai ser tudo para os móveis mesmo”, conta.
Noventa e cinco milhões de brasileiros devem receber o décimo terceiro salário. Segundo o Dieese, um potencial de injetar quase R$ 370 bilhões na economia. E em 2025, ele vai chegar mais cedo. As empresas têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela. Mas como, neste ano, cai em um domingo, o depósito deve ser feito antes: até dia 28. O mesmo vale para segunda parcela: como o prazo máximo é 20 de dezembro, um sábado, ela deve ser paga até o dia 19.
Uma indústria de alimentos de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já se preparou para a mudança das datas.
“A gente teve que fazer um planejamento do nosso fluxo de caixa, que começou desde setembro, para conseguir ter uma reserva financeira e fazer esses ajustes”, conta Ana Luiza Rodrigues, diretora de pessoas e marketing da empresa.
A analista de qualidade Marina Baia gostou da antecipação e já sabe o que vai fazer com o dinheiro:
“Eu adquiri atualmente a minha casa com meu noivo, e aí a gente pretende estar mobiliando ela com o décimo terceiro”, diz.
Agora, quem tem contas atrasadas, a dica dos economistas já é bem conhecida: usar o décimo terceiro para quitar o que está devendo e começar 2026 no azul. Opção que pode ser interessante para muita gente. O Brasil nunca teve tantos inadimplentes: são quase 80,5 milhões de pessoas que atrasaram o pagamento de alguma parcela de uma dívida.
“O mais importante é pagar para não gerar juros mais altos, porque os juros já estão altos. E o banco, obviamente, cobra juros tanto mais altos quanto maior é o risco da pessoa, mais ela vai se endividar e mais alta vai ser essa taxa”, diz Vaníria Ferrari, economista e professora de economia da PUC Minas.
Últimas Notícias
Presidente da Colômbia diz ter escapado de complô para assassiná-lo
COI proíbe ucraniano de usar capacete com fotos de mortos na guerra
Ex-Corinthians, Élton Arábia anuncia retorno ao futebol aos 39 anos
Botafogo assina primeiro contrato profissional de goleiro Bruninho Samudio
Polícia Federal apreendeu R$ 9,5 bilhões do crime organizado em 2025
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca

