Pressão, expulsão e pênaltis: Brasil perde terceiro lugar do Mundial sub-17 para a Itália
O Brasil encerrou o Mundial Sub-17 de 2025 com sabor amargo nesta quinta-feira (27), em Doha, no Catar. Após a eliminação para Portugal nos pênaltis, a Seleção voltou a sofrer um revés nas cobranças ao disputar o terceiro lugar contra a Itália: após o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, a Azzurra assegurou a vitória por 4 a 2 nas penalidades.
A Itália controlou a etapa inicial e ampliou sua vantagem em campo aos 12 minutos, quando o zagueiro Vitor Fernandes (Atlético-MG) recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um jogador a menos, o Brasil adotou postura mais defensiva, limitou as investidas ofensivas e criou apenas uma oportunidade relevante, em cobrança de falta de Ruan Pablo (Bahia). O adversário, por sua vez, ofereceu maior risco, mas esbarrou no goleiro João Pedro (Santos), responsável por preservar o 0 a 0 até o intervalo.
Na segunda etapa, a Itália manteve amplo domínio ofensivo e encerrou os 90 minutos com 68% de posse de bola e 20 finalizações, apesar da baixa efetividade. O Brasil, por outro lado, não conseguiu se impor e criou apenas ações pontuais. Aos 16', Dell (Bahia) chegou a marcar de cabeça após escanteio, o que seria seu sexto gol na competição, mas o lance foi anulado devido ao toque anterior de Felipe Morais (Cruzeiro), em posição irregular na pequena área. Fora essa oportunidade, a Itália controlou as ações, enquanto a Canarinho somou apenas cinco finalizações e exigiu uma única defesa do goleiro Alessandro Longoni. João Pedro realizou quatro intervenções e se consolidou como o principal nome em campo.
No balanço final, o Brasil, prejudicado desde os minutos iniciais pela expulsão, ainda demonstrou resistência para manter a igualdade no tempo regulamentar, mas não teve fôlego suficiente para encerrar o torneio com resultado mais favorável.
Nas penalidades, a Itália converteu as cobranças de Vincenzo Prisco, Simone Lontani, Jean Mambuku, Alessio Baralla, enquanto Dell e Tiaguinho (Grêmio) marcaram pelo Brasil. João Pedro defendeu a cobrança de Andrea Luongo, porém Longoni interceptou os chutes de Luiz Pacheco (Palmeiras) e Luiz Eduardo (Grêmio), o que deu a medalha de bronze à Itália e coroou a equipe que se mostrou superior ao longo de toda a partida.
Apesar de não ter alcançado o título, o Brasil encerrou a campanha na Copa do Mundo Sub-17 de forma invicta: duas vitórias e seis empates em oito partidas. Nas decisões por pênaltis, a seleção superou Paraguai, nos 16 avos de final, e França, nas oitavas, mas caiu diante de Portugal, na semifinal, e da Itália, na disputa pelo terceiro lugar.
Últimas Notícias
Operação contra tráfico interestadual em Sergipe, Alagoas e Goiás, prende suspeitos em Maceió
PF deflagra Operação para combater furtos contra agências da Caixa Econômica Federal em Alagoas
Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma na Cidade Universitária, em Maceió
PCAL cumpre mandado de prisão temporária contra advogado suspeito de ser mandante de tentativa de homicídio em Maravilha
PC deflagra “Operação Funcionário do Mês” contra esquema de fraudes que causou R$ 283 mil de prejuízo
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

